Ouvidoria

Seg, 01 de Junho de 2015 11:16
Fonte:

A Ouvidoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC é um elo comunicativo entre a comunidade interna (docentes, técnicos administrativos e estudantes), externa (comunidade em geral, usuários dos serviços do IFAC) e as instâncias administrativas e pedagógicas do Instituto, visando a melhoria dos processos institucionais e o aperfeiçoamento dos processos democráticos através da identificação de pontos de melhoria e mudanças que atendam as expectativas do cidadão.

 

À Ouvidoria/IFAC compete receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informação referentes a procedimentos e ações de agentes e setores do próprio Instituto.

 

O endereço da Ouvidoria/IFAC é na Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque, Rio Branco/AC, CEP 69900-640, 1º Andar, 1ª Sala à direita.

 

Telefone para contato: (68) 2106-6863

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

alt Carta de Serviços ao Cidadão

 

1. Quem pode apresentar manifestação para a Ouvidoria/IFAC?

Qualquer cidadão pode dirigir-se à Ouvidoria do IFAC para apresentar sua manifestação, pois esta atitude contribui para a melhoria da gestão pública.


2. Que tipos de manifestações são recebidas pela Ouvidoria do IFAC?

- Solicitação – relacionada a requerimento de adoção de providencias por parte da Administração, como pedido de atendimento ou serviço a ser prestado pelo IFAC.
- Elogio – demonstração ou reconhecimento de satisfação a procedimentos e ações de agentes públicos e setores do IFAC.
- Sugestão – proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços no âmbito do IFAC.
- Reclamação – demonstração de insatisfação relativa ao serviço público ou falha administrativa, como, por exemplo, decisões não fundamentadas, atrasos evitáveis, ofensa ou descortesia, desobediência aos procedimentos estabelecidos, ou quaisquer outras hipóteses deste tipo.
- Denúncia – comunicação de prática de ato ilícito sucedida no Instituto e cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.


3. Preciso me identificar?

Sim. A identificação permite que a Ouvidoria/IFAC entre em contato caso precise de informações ou esclarecimentos adicionais. No entanto, você pode pedir que a reclamação seja tratada com sigilo, tanto no que se refere ao seu conteúdo quanto a sua identidade. Pedimos, apenas, que você indique quais informações devem ser consideradas sigilosas, visando facilitar a análise e a adoção de providências. 

A Ouvidoria/IFAC mantém todo o sigilo necessário ao tratamento das informações, respeitando os direitos do cidadão e suas necessidades registradas.

 

4. Quais informações devem constar na manifestação?

A Ouvidoria não exige que o cidadão siga um formato específico para se manifestar. Em geral, as manifestações devem conter as informações solicitadas no formulário eletrônico de registro de manifestações.

Em todas as situações, o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo datas, locais e fatos detalhadamente, inclusive identificando, quando possível, as pessoas envolvidas, pois isso poderá contribuir positivamente para a averiguação do assunto.


5. Qual o prazo de resposta das manifestações encaminhadas para Ouvidoria/IFAC?

Será de 20 dias, a contar da data do recebimento da manifestação do cidadão, podendo ser prorrogado por mais 10 dias.


6. Há possibilidade de encaminhar correspondência para a Ouvidoria? Caso positivo, existe um modelo para a correspondência?

O cidadão pode encaminhar correspondência à Ouvidoria, podendo escrever da forma como achar melhor, mas é fundamental que as suas informações sejam precisas e completas, para que haja o devido encaminhamento da questão.

Escreva de próprio punho, caso não tenha computador. Caso a manifestação inicial e documentos de apoio não sejam suficientes para podermos dar o encaminhamento adequado, a Ouvidoria poderá solicitar informações adicionais antes de aceitar ou rejeitar a manifestação, sendo importantes eventuais dados de contato.


7. Qual o horário de funcionamento da Ouvidoria/IFAC?

O atendimento da Ouvidoria/IFAC é realizado de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00min às 12h00min e 14h00min às 18h00min.


8. De que forma a Ouvidoria pode me ajudar?

A Ouvidoria atuará para identificar o interesse objeto da manifestação e para prestar esclarecimentos ao cidadão sobre os direitos envolvidos.

Via de regra, a manifestação será encaminhada ao Setor Competente, que produzirá resposta específica, sendo esta repassada ao cidadão por intermédio da Ouvidoria.

 

MANIFESTE-SE CLICANDO NO LINK ABAIXO:

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