Acre lidera em 2014 a oferta de cursos pelo PRONATEC-Campo

Fonte:

certifica xp_geral

O Acre terá a maior oferta no Brasil do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo – Pronatec-Campo. São mais de 7 mil vagas pactuadas para 2014. As ações serão ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre atendendo demanda do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA em parceria com as Secretarias de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF e de Pequenos Negócios – SEPN.


As primeiras experiências de ofertas de cursos nas comunidades rurais do Acre em 2013 foram tão satisfatórias que veem sendo consideradas modelos para outros Estados.


“A nossa situação amazônica é muito diferente de outras regiões do país, considerando, por exemplo, o período chuvoso - de dezembro a março – e a complexa situação dos ramais (estradas vicinais)”, explicou a coordenadora Geral do Pronatec pelo IFAC, Profª Myrna Cunha.


Por outro lado, o sucesso com os arranjos produtivos locais tem solucionado os desafios. As 200 horas de cada curso são distribuídas em períodos adequados a cada comunidade. Na maioria acontece intensivo, de sexta a domingo, com os professores ficando no local durante o final de semana.


Para a delegada regional do MDA-Acre, Zenilda Barbalho, este é um principais pontos favoráveis na execução da proposta. “O Instituto já possui profissionais gabaritados em atender públicos heterogêneos, como é a realidade do campo, e também procura contratar por editais públicos, professores e apoios dos próprios municípios que conhecem a realidade e necessidade de cada comunidade”, explicou.


Júnior Moreira, coordenador Adjunto do Pronatec no Alto Acre – regional que envolve quatro municípios na região de fronteira com a Bolívia e o Peru e boa parte da Reserva Extrativista Chico Mendes, destaca ainda o diferencial das turmas da cidade para o campo estar no objetivo de aproveitamento de cada curso. “Na cidade, os alunos buscam a qualificação para a procura de um emprego, no campo a maioria busca melhorar o próprio negócio. Para ambos enfatizamos que o conhecimento deve ser usado com o cunho empreendedor”, disse.


E a resposta positiva vem com o testemunho dos próprios alunos e ex-alunos.

assis julia
Dona Júlia Silva de Lima, 46 anos, moradora da colônia Carolina, no seringal São Francisco no Ramal São Pedro em Assis Brasil, conta toda feliz que mesmo estando na metade do curso de Agricultor Familiar, já aprendeu técnicas que estão melhorando sua pequena plantação de macaxeira, banana, araçá, melancia e limão. “Estou aprendendo agora como vender”, disse.

 

certifica raimunda
Raimunda Nonato, moradora na colocação Bom Princípio, na Comunidade Rio Branco na Reserva Extrativista Chico Mendes, conta satisfeita que no curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária aprendeu a combater as pragas na sua SAF – Sistema Agroflorestal e utilizar equipamentos como a tobata.


Raimunda e o marido Tião do Moisés formam também uma das famílias líderes das comunidades rurais do Acre que apostaram na proposta dos cursos do Pronatec-Campo. Durante três meses, eles abrigaram em sua casa as equipes de professores e supervisores dos cursos na comunidade Rio Branco na Resex-Chico Mendes.

  assis preguica_carroassis preguica_marta


Na Associação Agroacre, no ramal da Preguiça no Projeto de Assentamento Santa Quitéria em Assis Brasil, o primeiro curso a ser ministrado está atingindo 60 famílias. Além do difícil trajeto nesta época do ano, a comunidade ainda não tem acesso contínuo à energia elétrica, mas sabe bem o que quer. “Este curso está sendo maravilhoso, pois além de aprender a plantar, cuidar e criar os animais, queremos reerguer nossa associação para vendermos juntos o que produzimos”, resumiu Dona Marta.

 

certifica xp_cachoeira
Para os jovens que moram no campo a expectativa com o aproveitamento do conhecimento é grande. Miriene de Oliveira, 19 anos, acaba de concluir o curso FIC de Auxiliar Técnico em Agropecuária e está na expectativa de muito mais. Ex-aluna do ensino médio pelo programa Asas da Florestania, ela fez o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em 2013 e está na esperança de conseguir uma vaga no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no próximo Câmpus do IFAC em Xapuri. Expectativa semelhante têm os jovens Mauri Silva, Valcicléia Gomes e Jocivânia Verçosa, que acabaram de concluir o curso de Pisicultor no Seringal Cachoeira.

cazumba barco cazumba ramal

 cazumba1
Em outras regiões do Estado do Acre, as dificuldades não são menores. Na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, os alunos do Pronatec-Campo se deslocam por horas em rios e matas para assistirem as aulas. E, com chuva ou com sol, não faltam. “Não podemos desperdiçar as oportunidades”, conta seo Nenzinho, líder da comunidade. No caso da Resex-Cazumbá o apoio direto para a realização dos cursos ministrados pelo IFAC é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

 

Certificações


Nestes início de ano, as aulas do Pronatec em todas as regionais do IFAC continuam e várias certificações estão acontecendo.


No Alto Acre as certificações aconteceram no dia 17 em Assis Brasil, dia 20 em Xapuri e dia 21 em Epitaciolândia e Brasiléia. Veja fotos no facebook da Rede IFAC:
Certificação em Assis Brasil
Certificação em Brasiléia
Certificação em Epitaciolândia
Certificação em Xapuri


De 17 a 19 de fevereiro mais 440 pessoas serão certificadas no Vale do Juruá e Taraucá/Envira nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá.

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

IFAC, FUNAI, MDA e Assessoria Indígena se reúnem para dialogar sobre a oferta de novos cursos nas aldeias

IFAC, FUNAI, MDA e Assessoria Indígena se reúnem para dialogar sobre a oferta de novos cursos nas aldeias

Visando sistematizar a oferta de cursos de formação inicial e continuada nos territórios indígenas, aconteceu nesta quarta-feira, dia 01, reunião envolvendo representantes do Instituto Federal do Acre – IFAC, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, a Fundação Nacional do índio – FUNAI e a Assessoria de Assuntos Indígenas do... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 03/07/2015

Gestão do PRONATEC/IFAC se reúne com juíza titular da VEP

Gestão do PRONATEC/IFAC se reúne com juíza titular da VEP

  Em reunião com a juíza titular da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, a coordenadora geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no IFAC, Alcilene Alves, e a coordenadora adjunta Luana Melo discutiram a possibilidade de oferta dos cursos para os reeducandos do Regime Fechado.   A previsão... Leia Mais

Lillian Lima em 03/07/2015

Biblioteca do Câmpus Xapuri inicia o projeto “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto”

Biblioteca do Câmpus Xapuri inicia o projeto “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto”

  A Biblioteca Central do Instituto Federal do Acre/Câmpus Xapuri promoveu uma ação cultural na quinta-feira, 02 de julho, com os alunos do Câmpus e da Escola Municipal Rita Maia dentro do projeto “Quem Conta Um Conto, Aumenta Um Ponto”. A iniciativa é do auxiliar de biblioteca do Câmpus Xapuri, Thassio... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 03/07/2015

Ensino convoca candidatos classificados do SiSU

A Pró-reitoria de Ensino CONVOCOU, para matrícula institucional, os candidatos classificados para os Cursos Superiores de Licenciatura em Física e Bacharelado em Zootecnia, do Câmpus Sena Madureira, classificados por meio da Primeira Chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada – SISU, semestre letivo de 2015/2, conforme Anexo... Leia Mais

Emerson Albuquerque em 02/07/2015

Inscrições para o Processo Seletivo 2015/2 do IFAC encerram dia 05 de julho

Inscrições para o Processo Seletivo 2015/2 do IFAC encerram dia 05 de julho

  O Instituto Federal do Acre está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015.2 com início das aulas no segundo semestre de 2015. São ofertadas 280 vagas em cursos técnicos subsequentes e integrados ao Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site http://selecao.ifac.edu.br até... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 02/07/2015

Busca

Destaques

banners blog1

banners pronatec

banners ead

banners consu

banners acessoinformacao

logo ifac_500

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 235, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube