Abertas as inscrições da Olimpíadas de Matemática 2014

Fonte:

 logo obmep2

As inscrições para a OBMEP 2014 (10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão abertas na página www.obmep.org.br até o dia 21 de março.


Os estudantes do Instituto Federal do Acre dos cursos técnicos integrado ao médio e do PROEJA podem participar do Nível 3. Para isso, devem checar se seu câmpus está cadastrado no portal, e devem, na data da realização das provas, estar regularmente matriculados.


A OBMEP acontece em duas etapas, a primeira (27/05), a aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Na segunda fase (13/09) será aplicada prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios descritos no edital das Olimpíadas.


Em 2012, 20 alunos do IFAC chegaram a segunda fase das Olimpíadas de Matemática. Já o ano passado esse número passou para 42 alunos.


Premiações


Para os que passam para a segunda fase, conforme as notas, são premiados com medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados de menção honrosa.


Além disso, aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2015. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC.

 

Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. 


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

Esta é a sua décima edição.Nesses dez anos, em seu Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos seus medalhistas, a OBMEP ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2014, seis mil e quinhentos alunos poderão participar do PIC.

 

A OBMEP produziu e distribuiu as escolas e alunos um material didático de qualidade, como apostilas do PIC e Banco de Questões, também disponível nesta página. A partir de 2014, será possível procurar os problemas apresentados nos Bancos de Questões e nas provas da OBMEP com palavras-chave. Esta é uma ferramenta útil a professores na preparação de aulas e provas, e também a alunos em seus planos de estudo.


No Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME) , para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado), cerca de 1021 alunos já finalizaram o programa. Em 2014, esperamos a adesão de mais de 300 novos alunos.


Confira mais informações no portal da OBMEP ou entre em contato com a Coordenação Regional do evento no Acre: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

PROINP divulga anais do I e II Workshops Sobre Áreas Degradadas da Amazônia

PROINP divulga anais do I e II Workshops Sobre Áreas Degradadas da Amazônia

  A Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Acre – IFAC/PROINP informa a publicação dos anais do I e II Workshop Sobre Áreas Degradadas da Amazônia, realizados em 2010 e 2012, respectivamente. Os anais do evento reúne os trabalhos apresentados durante o workshop, na íntegra.   A publicação é... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 30/03/2015

Inscrições abertas para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Inscrições abertas para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

  Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras – MSF, competição em equipes para estudantes do fundamental 1 e 2 e ensino médio. A inscrição deverá ser feita unicamente pela escola, que designará um professor como coordenador responsável que terá até o dia 08 de abril... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 30/03/2015

Turma de Cuidador Infantil visita abrigo do CREAS

Turma de Cuidador Infantil visita abrigo do CREAS

  O abrigo infantil do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em Sena Madureira, abriga crianças com idade entre 02 e 12 anos, vítimas de maus-tratos e abuso sexual. Conhecer a dinâmica de trabalho deste espaço e analisar de acordo com a teoria adquirida em sala de aula foi... Leia Mais

Lillian Lima em 30/03/2015

Instituto Chico Mendes convida pesquisadores a se cadastrarem no Sisbio

Instituto Chico Mendes convida pesquisadores a se cadastrarem no Sisbio

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio convida a se cadastrarem no SISBio, todos os servidores do Instituto Federal do Acre – IFAC que estejam desenvolvendo ou pretendem desenvolver pesquisas na Reserva Extrativista Chico Mendes ou outra unidade de conservação federal.   O Sistema de Autorização e Informação em... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 30/03/2015

IFAC/Câmpus Rio Branco forma mais uma especialista

IFAC/Câmpus Rio Branco forma mais uma especialista

  Mais uma aluna pode comemorar a conclusão do curso de pós-graduação em Gestão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Instituto Federal do Acre – IFAC. Ana Cássia Maciel Marinheiro apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC na manhã de segunda-feira, 23 de março, à banca examinadora no... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 30/03/2015

Busca

Destaques

banners blog1

banners proex

banners pronatec

banners ead

banners consu

banners acessoinformacao

logo ifac_500

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 235, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube