Abertas as inscrições da Olimpíadas de Matemática 2014

Fonte:

 logo obmep2

As inscrições para a OBMEP 2014 (10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão abertas na página www.obmep.org.br até o dia 21 de março.


Os estudantes do Instituto Federal do Acre dos cursos técnicos integrado ao médio e do PROEJA podem participar do Nível 3. Para isso, devem checar se seu câmpus está cadastrado no portal, e devem, na data da realização das provas, estar regularmente matriculados.


A OBMEP acontece em duas etapas, a primeira (27/05), a aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Na segunda fase (13/09) será aplicada prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios descritos no edital das Olimpíadas.


Em 2012, 20 alunos do IFAC chegaram a segunda fase das Olimpíadas de Matemática. Já o ano passado esse número passou para 42 alunos.


Premiações


Para os que passam para a segunda fase, conforme as notas, são premiados com medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados de menção honrosa.


Além disso, aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2015. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC.

 

Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. 


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

Esta é a sua décima edição.Nesses dez anos, em seu Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos seus medalhistas, a OBMEP ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2014, seis mil e quinhentos alunos poderão participar do PIC.

 

A OBMEP produziu e distribuiu as escolas e alunos um material didático de qualidade, como apostilas do PIC e Banco de Questões, também disponível nesta página. A partir de 2014, será possível procurar os problemas apresentados nos Bancos de Questões e nas provas da OBMEP com palavras-chave. Esta é uma ferramenta útil a professores na preparação de aulas e provas, e também a alunos em seus planos de estudo.


No Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME) , para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado), cerca de 1021 alunos já finalizaram o programa. Em 2014, esperamos a adesão de mais de 300 novos alunos.


Confira mais informações no portal da OBMEP ou entre em contato com a Coordenação Regional do evento no Acre: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Baixada do Sol divulga lista de inscritos de processo para FIC em Libras

O Câmpus Avançado Baixada do Sol DIVULGAR a lista de inscritos do Edital nº 01, de 18/04/2016 - Processo Seletivo para ingresso de estudantes no Curso de Formação Inicial e Continuada em Libras - Nível Básico (FIC Libras/Básico), ofertado pelo Campus Avançado Baixada do Sol.   Confira o edital: EDITAL COMPLEMENTAR 02 DO EDITAL... Leia Mais

Emerson Albuquerque em 28/04/2016

IFAC recebe certificação do ICMBio por ações na Resex Cazumbá

IFAC recebe certificação do ICMBio por ações na Resex Cazumbá

O Instituto Federal do Acre -  IFAC em Sena Madureira, regional do Vale do Purus, recebeu do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -  ICMbio, mas um reconhecimento institucional.   A certificação aconteceu em Brasília no final do mês de fevereiro, durante o II Seminário de Boas Práticas na Gestão de... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 27/04/2016

Alunos Pronatec realizam evento em Manoel Urbano

Alunos Pronatec realizam evento em Manoel Urbano

  Os estudantes do curso de Cerimonialista e Mestre de Cerimonia do Pronatec do Instituto Federal do Acre – IFAC em Manoel Urbano, regional da Coordenação do Vale do Purus, realizaram no dia 06 de abril uma solenidade de abertura do ano letivo da Educação Jovens e Adultos – EJA do... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 27/04/2016

Alunos do Pronatec participam do desfile pelos 103 anos de Tarauacá

Alunos do Pronatec participam do desfile pelos 103 anos de Tarauacá

  Alunos e professores do Pronatec do Instituto Federal do Acre – IFAC em Tarauacá, regional da Coordenação de Tarauacá- Envira, participaram no domingo, dia 24 de abril, do desfile em homenagem aos 103 anos da cidade.   Os estudantes do programa abriram sua participação com bolo e uma faixa parabenizando o município.... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 27/04/2016

Alunas do Pronatec promovem ação voluntárias no Lar Novo Hamburgo

Alunas do Pronatec promovem ação voluntárias no Lar Novo Hamburgo

  Os idosos abrigados no Lar Novo Hamburgo, em Tarauacá, tiveram um dia dedicado a beleza das mãos e pés. A ação voluntária foi realizada pelas alunas do curso de formação inicial e continuada de Manicure e Pedicure, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Programa Nacional de Acesso... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 27/04/2016

Busca

Destaques

banners blog1

banners dspes

banners connepi

banners consulta

banners consu

logo rodape

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube