Abertas as inscrições da Olimpíadas de Matemática 2014

Fonte:

 logo obmep2

As inscrições para a OBMEP 2014 (10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão abertas na página www.obmep.org.br até o dia 21 de março.


Os estudantes do Instituto Federal do Acre dos cursos técnicos integrado ao médio e do PROEJA podem participar do Nível 3. Para isso, devem checar se seu câmpus está cadastrado no portal, e devem, na data da realização das provas, estar regularmente matriculados.


A OBMEP acontece em duas etapas, a primeira (27/05), a aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Na segunda fase (13/09) será aplicada prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios descritos no edital das Olimpíadas.


Em 2012, 20 alunos do IFAC chegaram a segunda fase das Olimpíadas de Matemática. Já o ano passado esse número passou para 42 alunos.


Premiações


Para os que passam para a segunda fase, conforme as notas, são premiados com medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados de menção honrosa.


Além disso, aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2015. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC.

 

Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. 


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

Esta é a sua décima edição.Nesses dez anos, em seu Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos seus medalhistas, a OBMEP ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2014, seis mil e quinhentos alunos poderão participar do PIC.

 

A OBMEP produziu e distribuiu as escolas e alunos um material didático de qualidade, como apostilas do PIC e Banco de Questões, também disponível nesta página. A partir de 2014, será possível procurar os problemas apresentados nos Bancos de Questões e nas provas da OBMEP com palavras-chave. Esta é uma ferramenta útil a professores na preparação de aulas e provas, e também a alunos em seus planos de estudo.


No Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME) , para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado), cerca de 1021 alunos já finalizaram o programa. Em 2014, esperamos a adesão de mais de 300 novos alunos.


Confira mais informações no portal da OBMEP ou entre em contato com a Coordenação Regional do evento no Acre: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Câmpus EaD convoca tutor presencial

O IFAC/Câmpus EaD divulgou convocação do Tutor Presencial, referente ao Processo Seletivo Simplificado para Formação de Cadastro de Reserva de Tutores Presenciais, conforme a seguir, para dizer do interesse, no prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da vigência deste Edital, em assumir a função na unidade do IFAC... Leia Mais

Emerson Albuquerque em 28/07/2014

Ensino recebe demandas da SEE para oferta de Educação Indígena

Ensino recebe demandas da SEE para oferta de Educação Indígena

Iniciando o ciclo de reuniões de trabalho desta semana, a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) esteve reunida na manhã desta segunda-feira (28), na Sala de Educação à Distância do Câmpus Rio Branco, com representantes para Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE/AC).   A demanda foi apresentada pelo diretor... Leia Mais

Daniel Faria Esteves em 28/07/2014

Coral Popular do IFAC “aqueceu” a SBPC Cultural na sexta

Coral Popular do IFAC “aqueceu” a SBPC Cultural na sexta

    O Coral Popular do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul abriu a penúltima noite de espetáculos da 66ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, no palco principal da SBPC Cultural, sexta-feira, dia 25, no Câmpus da Universidade Federal do Acre – UFAC.   Durante 50 minutos, 20 cantores e... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 28/07/2014

Alunos do IFRR e IFRO são recebidos no Câmpus Rio Branco

Alunos do IFRR e IFRO são recebidos no Câmpus Rio Branco

  Os alunos do Instituto Federal de Roraima - IFRR, que participaram da SBPC, acompanhados pela profa. Edinalva Vieira visitaram as instalações do Instituto Federal do Acre – IFAC/Câmpus Rio Branco, na sexta-feira, 25. A visita foi decidida na quinta-feira, 24, quando os alunos Danilo Dedonno, Ícaro Arruda, Leonardo dos Santos e... Leia Mais

Evaldo Ribeiro em 28/07/2014

Abertura do 1º Encontro de Escolas Técnicas reúne alunos do IFAC e do Sistema S

Abertura do 1º Encontro de Escolas Técnicas reúne alunos do IFAC e do Sistema S

  Alunos do Instituto Federal do Acre – IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul participaram da abertura do 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, organizado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas - UBES, realizada no dia 25, no auditório da Secretaria de Estado de Esporte e Educação. O evento fez parte da... Leia Mais

Evaldo Ribeiro em 28/07/2014

Destaques

banners blog1

banners calendario

banners consu

banners acessoinformacao

logo ifac_500

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 235, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 3223-9908

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube