Abertas as inscrições da Olimpíadas de Matemática 2014

Fonte:

 logo obmep2

As inscrições para a OBMEP 2014 (10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão abertas na página www.obmep.org.br até o dia 21 de março.


Os estudantes do Instituto Federal do Acre dos cursos técnicos integrado ao médio e do PROEJA podem participar do Nível 3. Para isso, devem checar se seu câmpus está cadastrado no portal, e devem, na data da realização das provas, estar regularmente matriculados.


A OBMEP acontece em duas etapas, a primeira (27/05), a aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Na segunda fase (13/09) será aplicada prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios descritos no edital das Olimpíadas.


Em 2012, 20 alunos do IFAC chegaram a segunda fase das Olimpíadas de Matemática. Já o ano passado esse número passou para 42 alunos.


Premiações


Para os que passam para a segunda fase, conforme as notas, são premiados com medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados de menção honrosa.


Além disso, aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2015. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC.

 

Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. 


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

Esta é a sua décima edição.Nesses dez anos, em seu Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos seus medalhistas, a OBMEP ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2014, seis mil e quinhentos alunos poderão participar do PIC.

 

A OBMEP produziu e distribuiu as escolas e alunos um material didático de qualidade, como apostilas do PIC e Banco de Questões, também disponível nesta página. A partir de 2014, será possível procurar os problemas apresentados nos Bancos de Questões e nas provas da OBMEP com palavras-chave. Esta é uma ferramenta útil a professores na preparação de aulas e provas, e também a alunos em seus planos de estudo.


No Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME) , para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado), cerca de 1021 alunos já finalizaram o programa. Em 2014, esperamos a adesão de mais de 300 novos alunos.


Confira mais informações no portal da OBMEP ou entre em contato com a Coordenação Regional do evento no Acre: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Cadastro de avaliadores de artigos tem novo prazo

Cadastro de avaliadores de artigos tem novo prazo

  A Comissão de Pesquisa do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (X CONNEPI) informa aos mestres e doutores que o prazo para inscrição de avaliadores de artigos foi prorrogado. Interessados devem se cadastrar no sistema OCS até 31 de agosto. Todos os avaliadores de artigos submetidos ao congresso... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 31/07/2015

Publicada mais uma edição da Revista Inform

Publicada mais uma edição da Revista Inform

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN lançou a edição número 5 da sua revista InforM. Confira versão Online ou PDF   Leia Mais

Ana Cristina Santos em 31/07/2015

Exame de proficiência convoca docentes de Língua Portuguesa para formar comissão

Estão abertas até 9 de agosto próximo as inscrições de professores dispostos a integrar a comissão técnico-científica do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os integrantes da comissão atuarão como elaboradores de itens, revisores e corretores do exame. Eles vão também monitorar o... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 31/07/2015

Inspiração de Última Hora

Por Prof. João Monlevade* Nunca tinha visto nosso companheiro Cleanto desanimado. Hoje, enquanto conversava com a Profª Cassandra, ele entrou na sala e desabafou: “não é fácil dizer NÃO a toda hora, ao telefone, nos e-mails dos Institutos e Secretarias, que não param de me cobrar...”   E voltou corajoso para seu trabalho.   Vindo... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 31/07/2015

O Acre quer mostrar que não é o fim do Brasil, mas o começo

O Acre quer mostrar que não é o fim do Brasil, mas o começo

Por Marcelo Pimenta* Foi a paixão por Machu Picchu e a curiosidade de conhecer sua namorada do Orkut que levaram Thiago Cabral a sair de Santa Catarina para visitar Rio Branco, no Acre. O ano era 2009. Com uma bagagem acadêmica construída no sul e com vontade de mudar de vida,... Leia Mais

Ana Cristina Santos em 31/07/2015

Busca

Destaques

banners blog1

banners pronatec

banners ead

banners consu

banners empreendedor

banners acessoinformacao

logo ifac_500

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 235, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube