Cursos superiores do IFAC terão acesso através da nota do ENEM

Ter, 29 de Maio de 2012 08:12
Fonte:

Os candidatos interessados em ingressar nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem se inscrever no programa, até as 23h59min de 15 de junho, no horário de Brasília. O IFAC tem adotado as notas do Enem para ingresso nos cursos superiores de Tecnologia e Licenciaturas.

 

Além da nota do Enem, o IFAC prevê para o mês de junho, a abertura de edital de processo seletivo 2012/2, para os cursos técnicos, que tem o sorteio como critério para o ingresso. Para os cursos superiores, estão previstas ofertas de vagas para os cursos de Tecnologia em Logística no IFAC/Campus Rio Branco e Tecnologia em Gestão Ambiental no IFAC/Campus Xapuri. Em ambos será utilizada a nota do Enem 2012.

 

A nota do Enem será utilizada para o ingresso no IFAC por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSu). O MEC informa que o Enem servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.

 

Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

 

Inscrições - As inscrições custam R$ 35 e devem ser pagas até o dia 20 de junho. São isentos do pagamento da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012, desde que a escola esteja cadastrada no censo escolar da educação básica. Também estão isentos aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

 

Entre as mudanças para a edição 2012 estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

 

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

 

O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

 

Em 2008, o Ministério da Educação (MEC) propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Busca

Destaques

banners blog1

banners dspes

banners connepi

banners consulta

banners consu

logo rodape

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube