Cursos superiores do IFAC terão acesso através da nota do ENEM

Ter, 29 de Maio de 2012 08:12

Os candidatos interessados em ingressar nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem se inscrever no programa, até as 23h59min de 15 de junho, no horário de Brasília. O IFAC tem adotado as notas do Enem para ingresso nos cursos superiores de Tecnologia e Licenciaturas.

Além da nota do Enem, o IFAC prevê para o mês de junho, a abertura de edital de processo seletivo 2012/2, para os cursos técnicos, que tem o sorteio como critério para o ingresso. Para os cursos superiores, estão previstas ofertas de vagas para os cursos de Tecnologia em Logística no IFAC/Campus Rio Branco e Tecnologia em Gestão Ambiental no IFAC/Campus Xapuri. Em ambos será utilizada a nota do Enem 2012.

A nota do Enem será utilizada para o ingresso no IFAC por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSu). O MEC informa que o Enem servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.

Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

Inscrições - As inscrições custam R$ 35 e devem ser pagas até o dia 20 de junho. São isentos do pagamento da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012, desde que a escola esteja cadastrada no censo escolar da educação básica. Também estão isentos aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Entre as mudanças para a edição 2012 estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

Em 2008, o Ministério da Educação (MEC) propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC