I Jogos do IFAC irá mobilizar cerca de 200 atletas

Qua, 29 de Dezembro de 2010 10:20 Ana Cristina Santos

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Acre lança nos próximos dias a primeira edição dos Jogos da instituição - JIFAC.

As atividades envolverão outras instituições de ensino técnico e tecnológico do Acre de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri, municípios onde o IFAC tem campus instalado.

O objetivo central é a promoção da prática esportiva de cunho educacional favorecendo a integração e confraternização dos alunos e identificação de talentos esportivos. Conforme o coordenador das atividades, professor Cledir Amaral, desta forma o IFAC estará auxiliando para o desenvolvimento integral destes jovens, reconhecendo-se como um ser social, autônomo, democrático e participante, contribuindo para o pleno exercício da cidadania. “Assim que as primeiras matrículas do IFAC foram feitas no início deste ano, ousamos formar um grupo e representar o Estado nos jogos nacionais da Rede, agora queremos interagir com nosso Estado”, comentou.

O primeiro município a receber os Jogos será Cruzeiro do Sul nos dias 24 e 25 de setembro com as modalidades futsal e vôlei. Estas mesmas modalidades estarão na etapa Sena Madureira dias 30 de setembro e 01 de outubro. Na semana seguinte acontecem em Xapuri os jogos de futsal e handebol.

Integração

Em Rio Branco o JIFAC está previsto para os dias 15 e 16 de outubro, envolvendo aproximadamente 200 atletas em 11 modalidades. As atividades acontecerão no Sesi e na Associação Atlética Banco do Brasil.

Para dar conta do caráter sociointegrador do projeto JIFAC 2010 Campus Rio Branco, os alunos de Segurança do Trabalho, Cooperativismo e Manutenção e Suporte de Informática irão formar times mistos com os alunos do Instituto Dom Moacyr - Escola da Floresta e Escola Campos Pereira. Os jogos serão nas modalidades futebol society, futsal, vôlei de quadra, handebol, atletismo – corrida 100 m, atletismo – corrida 200 m, atletismo – arremesso de peso, atletismo – salto em distância, natação – livre, xadrez e tênis de mesa.

A realização do JIFAC tem a parceria do Instituto Dom Moacyr, Serviço Social da Indústria - Sesi, Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar do Acre, Sindicato dos Servidores da Educação do Acre, Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco e Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.