IFAC e Rede Federal se mobilizam para participarem da SBPC

Qua, 16 de Julho de 2014 05:37 Evaldo Ribeiro

Reunião estande SBPC destaque

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC vai coordenar o estande da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Expo T&C, evento que acontece na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC no período de 22 a 27 de julho na Universidade Federal do Acre - UFAC.

Na segunda-feira, 14, a comissão responsável pela participação do IFAC na SBPC, presidida pelo Pró-reitor de Inovação, prof. Pedro Plese, se reuniu com a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos, para apresentar o material que será exposto no estande.

O presidente explicou que no espaço da Rede da Expo T&C, o IFAC e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano divulgarão suas ações. Do Nordeste serão apresentados produtos dos eixos de Agroindústria, Alimentos e da Escola do Vinho. Alunos e professores dos Institutos Federais da Bahia e de Rondônia também já confirmaram presença nas atividades do maior evento da Ciência do País.

Alunos dos seis Câmpus do IFAC (dois da capital e mais Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Tarauacá) estarão participando das palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e monitorias. O Coral do Câmpus Cruzeiro do Sul será uma das atrações da SPBC Cultural. Durante o período da reunião, o IFAC/Câmpus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia, funcionará como alojamento para o evento.

Minicursos – O Núcleo de Pesquisa em Pesca e Aquicultura (NUPA 8) coordenado pelo IFAC vai oferecer cursos rápidos de Processamento de Pescado na SBPC para quatro turmas. As atividades práticas acontecerão no trailer da instituição com a coordenação atuando no bloco Francisco Cavalcanti Mangabeira – Sala 3 da UFAC.

Os participantes vão aprender as principais técnicas de controle de qualidade do pescado, etapas e fluxo de processamento dos produtos do pescado, processos de industrialização para produtos e subprodutos. Todas as turmas já estão com as inscrições lotadas.

09mai - Reitoria - III Módulo da capacitação do NUPA 2

Participação do CVT Agroecologia - No estande do IFAC na SBPC, o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia - CVT Agroecologia terá um espaço especial para expor as pesquisas que estão sendo realizadas, como o Projeto da Multiplicação de Sementes Crioulas de Feijão.

O CVT Agroecologia tem a coordenação da Profa. Dra. Rosana Cavalcante dos Santos, que em parceria com instituições de pesquisa desenvolve o Projeto “Formulação de rações com alimentos regionais para piscicultura”, intercâmbios interestaduais de horticultura e fruticultura orgânica, a exemplo do que foi realizado entre produtores do Acre e Amapá.

"O intercâmbio é uma das metas do CVT Agroecologia e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)", destaca a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos.

cvt1