JIFAC 2015 realiza etapa estadual com forte participação de alunos em Cruzeiro do Sul

Qua, 26 de Agosto de 2015 16:09 Jaqueline Oliveira

jogos2015

Fotos: Prof. George Franco

Nos dias 22 e 23 de agosto aconteceu em Cruzeiro do Sul a etapa estadual dos Jogos do Instituto Federal do Acre, o JIFAC 2015. O evento teve participação de alunos e servidores do Campus Cruzeiro do Sul e Tarauacá, além das equipes vitoriosas na primeira etapa do JIFAC, em Xapuri. Além dos atletas, as competições também foram acompanhadas pela comunidade externa.

A Vila Olímpica de Cruzeiro do Sul ficou bastante movimentada no sábado, dia 22 onde parte das competições foram realizadas. Logo cedo, houve a abertura dos jogos com a presença de todos os participantes e envolvidos na organização. O Hino Nacional foi interpretado pela Profa. Suélen Ferreira Teles e regido pelo maestro do Coral Popular do IFAC, Prof. Emerson Gaspar da Rosa. O Juramento do Atleta foi feito pela aluna do Campus Cruzeiro do Sul, Mírian Ferreira.

Mais de 150 estudantes, de quatro campi do IFAC (Baixada do Sol, Tarauacá, Xapuri e Cruzeiro do Sul), disputaram nesta etapa dos jogos. Os atletas competiram nas modalidades de Atletismo, Futsal, Handebol, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Confira a relação dos campeões do JIFAC 2015 aqui.

jogos20152

“Os Jogos do Instituto Federal do Acre realizados neste fim de semana abrangeram atletas de várias modalidades dos campi da nossa região. E isso foi muito bom, pois houve a interação dos atletas, discentes e equipe organizadora. A competição foi bem organizada e bem aproveitada por todos que participaram”, afirma o aluno de Agropecuária do Campus Cruzeiro do Sul, Anderson Ribeiro Mendes. Anderson também é atleta de futsal e competiu com a equipe do Campus anfitrião.

Para o professor de Filosofia do Campus Cruzeiro do Sul, André Ribeiro Batista, técnico da equipe de Futsal de Cruzeiro o evento colaborou para o desenvolvimento psíquico-social dos alunos. Ele explica que “a interação com outros campi corrobora para unir atletas nas mais variadas modalidades desenvolvendo o espírito competitivo esportivo. Além de fomentar a prática de exercícios físicos, ela incentiva o reconhecimento do potencial de nossos alunos no trabalho coletivo”, afirma.

jifac2015-czs1

Segundo o presidente da Comissão Organizadora do JIFAC, Prof. Carpegiani Maia Costa, os jogos serviram para definir os representantes do IFAC na etapa Norte dos JIF’s, os Jogos dos Institutos Federais que acontecem no período de 13 a 17 de outubro de 2015 em Porto Velho-RO. Ele também destacou a importância do JIFAC na integração dos discentes do Instituto. O Prof. Carpegiani agradeceu o apoio da Reitoria, do Campus Cruzeiro do Sul que sediou o evento e de todos os colaboradores institucionais e parceiros locais que contribuíram para o JIFAC 2015.

O diretor geral do Campus Cruzeiro do Sul, Prof. Marcondes de Lima Nicácio, parabenizou a Comissão Organizadora do JIFAC 2015 pelo sucesso do evento e agradeceu aos colaboradores do DEPASA, Secretaria Municipal de Obras e Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul.

jifac2015-czs2

(Com informações do Campus Cruzeiro do Sul)

Fotos: Prof.  George Franco