Disponível o regulamento da 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Fonte:

CartazOBAP

 

Estudantes do ensino médio integrado ou subsequente de cursos técnicos do eixo tecnológico Recursos Naturais podem ir se preparando. A partir do dia 1º de maio estarão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Este ano a competição será realizada na cidade de Passos.

 

Requisitos para participação

As equipes deverão ser compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição, com a participação obrigatória de um(a) orientador(a) e três estudantes de ensino médio/técnico em regime integrado/concomitante ou do técnico subsequente.

 

Os estudantes deverão estar devidamente matriculados no ensino médio/técnico em regime integrado ou concomitante e em caráter especial no regime subsequente dos cursos e os orientadores poderão ser professores e técnicos administrativos (efetivos ou contratados) atuantes na instituição de origem dos estudantes que compõem a equipe.

 

Não há limite para o número de equipes inscritas por instituição.

 

Inscrições 

As incrições poderão ser feitas de 1º a 31 de maio de 2016, exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP . Os orientadores serão os representantes oficiais para efetuar a inscrição e deverão, obrigatoriamente, preencher corretamente os dados completos de todos os integrantes da equipe. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o responsável deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 reais por equipe. 

 

Validada a inscrição, os competidores receberão via e-mail seus logins individuais para acessarem a Plataforma de Provas da OBAP, disponível na página oficial da OBAP na internet. 

 

Fases e Provas

A competição terá três fases em que os estudantes realizarão as provas individualmente, sendo duas fases virtuais e uma fase prensencial, sendo essa a ultima fase da competição.

 

A primeira fase (virtual) acontecerá nos dia 01 e 02 de agosto e a segunda (virtual) nos dias 03 e 04 de agosto, em ambas as fases os competidores responderão 20 questões de mútipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático (conferir item 9 do regulamento), cujo valor total será de 20 pontos.

 

A terceira fase ocorrerá em duas etapas, a primeira etapa será classificatória, as equipes classificadas deverão realizar as provas práticas propostas pela organização, cujo valor será 5 pontos para a equipe. Na segunda etapa, de caráter classificatório, cada integrante fará uma prova individual, contendo 20 questões objetivas que valerão 1 ponto para cada a resposta correta e menos 1 ponto para cada resposta errada; quatro questões discursivas, valerão 5 pontos cada, nas áreas descritas no conteúdo programático. 

 

Premiações 

Todas as equipes receberão certificados de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da 3ª fase da OBAP.

 

Na modalidade de ensino médio integrado ou concomitante, as quinze melhores equipes receberão medalhas, sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. Na modalidade Subsequente, as seis melhores equipes receberão medalhas, serão três medalhas de bronze, duas de prata e uma de ouro. As três equipes melhores classificadas das modalidades de ensino médio integrado ou concomitante e de técnico subsequente receberão troféus. 

 

Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino médio/técnico integrado ou concomitante serão convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na edição 2017 da IESO, que acontecerá no Japão.

 

Cronograma 


Descrição

Período 

 Inscrições

 1º a 31 de maio

 Ambientação na plataforma OBAP

 13 a 31 de julho

 1ª fase – virtual

 01 e 02 de agosto

 2ª fase – virtual

 03 e 04 de agosto

 Divulgação das equipes classificadas para fase presencial 

 17 de agosto

 Confirmação de presença das equipes convocadas por e-mail

 18 e 19 de agosto 

 3ª fase – presencial

 data a definir

 

(Com informações do IFSuldeminas)

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

 O Campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre – IFAC recebeu na manhã dessa segunda-feira, 9, em solenidade no Palácio do Planalto da presidenta da República, Dilma Rousseff, a placa inaugural, com a participação da Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e do Diretor Geral da unidade, prof. Sérgio Guimarães da... Leia Mais

Evaldo Ribeiro em 09/05/2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam nesta segunda-feira, 9, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 20 próximo (horário de Brasília). A edição do exame este ano terá identificação biométrica. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

Esta resolução tem por objetivo normatizar o processo eleitoral para a escolha dos representantes docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, egressos e diretores gerais de campus para composição do conselho superior do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do acre. RESOLUÇÃO Nº 09/2016novo! Leia Mais

Administrator em 09/05/2016

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O Instituto Federal do Acre (IFAC) conta, a partir desta segunda-feira, 09, com mais uma parceria para a melhoria contínua no ensino. O diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana esteve no IFAC reunido com a reitora substituta, Girlen Nunes e pró-reitores para assinar um... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

  O portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) vai ganhar uma cara nova. Será lançada, nesta sexta-feira, 13 de maio, a primeira fase do site que apresentará melhorias no layout, maior facilidade na navegação, rapidez e acessibilidade. Com o portal, o IFAC também passa a adotar... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

Busca

Destaques

banners blog1

banners dspes

banners connepi

banners consulta

banners consu

logo rodape

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube