Enfrentamento ao Aedes aegypti continua nos campi do IFAC

Fonte:

Faxinaço-CRB

 

O Instituto Federal do Acre (IFAC) como integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica aderiu à campanha nacional de enfrentamento e combate ao mosquito Aedes aegypti lançada pelos ministérios da Educação e Saúde no início do ano. Desde então, o IFAC vem realizando diversas ações em todas as suas unidades buscando conscientizar a população sobre formas de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes.

 

O IFAC tem mobilizado toda a comunidade através dos campi no interior e na capital para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre chikungunya e Zika Vírus. As primeiras ações aconteceram no final de janeiro com a realização de um “faxinaço” em toda a Rede IFAC. A atividade envolveu alunos e servidores de todas as unidades em atividades de limpeza das dependências externas nos campi.

 

faxinaço-TK-SM

 

Com apoio das equipes de Vigilância Epidemiológica das secretarias municipais de Saúde, foram ministradas palestras para informar e conscientizar a comunidade interna nos campi. Além disso, alunos e servidores participam da campanha realizando mutirão com agentes de saúde nos bairros próximos às unidades do IFAC.

 

aedes-palestra-e-limpeza-campi

 

Na Reitoria, os servidores foram apresentados ao aplicativo de celular lançado pela Sect, "Aedes na Mira AC" que facilita a comunicação dos cidadãos com o governo sobre possíveis focos do mosquito. Outras ações foram realizadas como um pitstop nos arredores da Reitoria, no Bosque.

 

aedes-campanha-reitoria

 

Na pesquisa, servidores e alunos do Núcleo de Agroecologia do Campus Baixada do Sol produziram repelente e inseticida natural que foi aplicado nas dependências físicas da unidade. A pesquisa teve repercussão na Rádio Nacional da Amazônia, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

aedes-agroecologia-cbs

 

Estudante como protagonista – Algumas iniciativas do IFAC têm se destacado por ter estudantes como protagonistas como o caso da turma de Processos Escolares do Campus Rio Branco que ministrou palestra em escola pública no Conjunto Adalberto Sena.

 

aedes-processos-escolares-crb

 

Nesta primeira semana de abril, a mobilização no Campus Sena Madureira envolveu os alunos do Técnico Integrado em Informática. Foi proposto que eles divulgassem informações sobre o combate ao mosquito Aedes em suas casas e vizinhança e o registro dessas ações foram apresentados na disciplina de Sociologia.

 

Para este mês ainda está prevista uma palestra para servidores e alunos do Campus Rio Branco e o Campus Xapuri, com apoio da Prefeitura, vai promover uma ação de limpeza na comunidade, principalmente nas residências dos estudantes serão recolhidos entulhos onde houver, como informa o professor Edvar Silva, membro da comissão de mobilização dos campi. Ele destaca a importância de usar a ferramenta da educação para esses tipos de ação pois ajuda a formar cidadãos. Para o professor, as ações propostas pelo Instituto também ajudam a pautar mobilização dos outros órgãos e instituições nos municípios.

 

O pró-reitor de Extensão, prof. Fábio Storch, que acompanha e fomenta a mobilização do IFAC na campanha destaca o caráter educativo nas ações e agradece o esforço de toda a comunidade envolvida. “Essa campanha que visa combater os nascedouros do mosquito Aedes aegypti e com isso diminuir as possibilidades da Dengue, vírus Zika e febre chikungunya, é fundamental. Nesse contexto, o IFAC reconhece a importância desta campanha e assume seu papel promovendo uma mobilização fantástica em suas unidades. Gostaria de agradecer particularmente aos estudantes, professores, técnicos, gestores e a toda comunidade, por essa mobilização, por essa conscientização sobretudo, que é um exemplo de educação e de cidadania. Não podemos deixar o mosquito se reproduzir!”, alerta Storch.

 

O pró-reitor chama a atenção para a importância das parcerias nesta campanha, como as que o IFAC tem feito com o Governo do Estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e com as prefeituras por meio das secretarias de Saúde. Segundo Storch, é necessário que as instituições se unam em prol do objetivo comum de levar informações para a população.

 

aedes-concurso-mecConcurso – Reforçando a campanha de combate ao Aedes aegypti, o MEC lançou nesta quarta-feira,6, um concurso de vídeo que mostre como os estudantes estão mobilizando suas comunidades. O concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti terá inscrições abertas em maio. Saiba como participar acessando a página do MEC sobre o Zika Vírus:  http://zikazero.mec.gov.br/

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

 O Campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre – IFAC recebeu na manhã dessa segunda-feira, 9, em solenidade no Palácio do Planalto da presidenta da República, Dilma Rousseff, a placa inaugural, com a participação da Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e do Diretor Geral da unidade, prof. Sérgio Guimarães da... Leia Mais

Evaldo Ribeiro em 09/05/2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam nesta segunda-feira, 9, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 20 próximo (horário de Brasília). A edição do exame este ano terá identificação biométrica. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

Esta resolução tem por objetivo normatizar o processo eleitoral para a escolha dos representantes docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, egressos e diretores gerais de campus para composição do conselho superior do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do acre. RESOLUÇÃO Nº 09/2016novo! Leia Mais

Administrator em 09/05/2016

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O Instituto Federal do Acre (IFAC) conta, a partir desta segunda-feira, 09, com mais uma parceria para a melhoria contínua no ensino. O diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana esteve no IFAC reunido com a reitora substituta, Girlen Nunes e pró-reitores para assinar um... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

  O portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) vai ganhar uma cara nova. Será lançada, nesta sexta-feira, 13 de maio, a primeira fase do site que apresentará melhorias no layout, maior facilidade na navegação, rapidez e acessibilidade. Com o portal, o IFAC também passa a adotar... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

Busca

Destaques

banners blog1

banners dspes

banners connepi

banners consulta

banners consu

logo rodape

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube