Assistência Estudantil se reúne para avaliar ações de 2015 planejar 2016

Fonte:

assistencia-estudantil-planejamento2016 -site 1

 

Equipes de Assistência Estudantil dos campi do Instituto Federal do Acre (IFAC) se reuniram com a Diretoria nos dias 12 e 13 de abril em Rio Branco. Na pauta do encontro estava a avaliação das ações realizadas em 2015 e o planejamento das ações futuras.

 

Entre as iniciativas da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (DSAES) em 2015 destaca-se o aumento no número de bolsas concedidas em mais de 50%, como explica a diretora Taita Nascimento. Além disso, a participação dos alunos em eventos como os Jogos dos Institutos Federais (Etapa Norte), outros eventos de extensão e de pesquisa foi possível com um aumento nas despesas com concessão de ajuda de custo, o que segundo a diretora, será mantido este ano.

 

“Pretendemos fomentar essas ações de pesquisa e extensão e desenvolver as potencialidades dos alunos. O que a gente não quer é ficar só nessa política de bolsas, porque às vezes trazendo um aluno para desenvolver uma habilidade que ele tem, seja na área do esporte, na cultura ou na pesquisa, acho que a gente contribui muito mais no crescimento pessoal, no aprendizado e na permanência dele na instituição”, afirmou a diretora que também citou o lançamento dos editais Pró-Cultura e Pró-Esporte como uma proposta que já existia mas que só saiu do papel no ano passado.

 

Nos planos da Assistência Estudantil para 2016, além de manter os projetos bem-sucedidos de 2015, há parceria com as pró-reitorias de Pesquisa (Proinp) e de Ensino (Proen), além de mudanças na forma de acesso às bolsas para os alunos. “A discussão é em torno de inovar o método de acesso às bolsas que deve ser através de um cadastro que facilite o acesso do aluno. Há também uma oferta das bolsas de pesquisa, porque ano passado a gente não fomentava os projetos de pesquisa e esse ano a gente vai ser parceiro da Proinp. Além disso, teremos a bolsa de monitoria que é o nosso carro-chefe para este ano e é fruto de uma parceria com a Proen”, garantiu a diretora da DSAES.

 

Durante o encontro, as equipes de cada campi compartilharam as experiências bem-sucedidas e falaram sobre ações pontuais que pretendem realizar em 2016.

 

assistencia-estudantil-planejamento2016 -site 2

 

Campus Rio Branco

A psicóloga Anélia Monteiro afirma que os alunos do Campus estão mais próximos da equipe de Assistência Estudantil. Eventos como “A Hora do Intervalo” que busca valorizar os talentos dos estudantes e uma palestra de orientação vocacional foram ações com um retorno positivo, segundo Anélia. Ela explicou também que no ano passado, com o auxílio da Coordenação de Assistência Estudantil os alunos se engajaram na formação do Grêmio Estudantil que terá as primeiras eleições em 2016.

 

Campus Xapuri

Os alunos do Campus Xapuri participam ativamente das atividades extracurriculares, de acordo com o coordenador de Assistência Estudantil, Santos Oliveira. Ele disse que no ano passado o setor apoiou diversos eventos realizados no Campus como a Semana da Consciência Negra e o seminário de violência contra a mulher. Para 2016 há uma ação conjunta com o NAPNE para trabalhar a acessibilidade e integração de alunos com necessidades específicas.

 

Campus Cruzeiro do Sul

A servidora Kelvyla Lima representou o Campus Cruzeiro do Sul no encontro das equipes de Assistência Estudantil. Ela disse que há muita procura pelas bolsas na unidade, principalmente para ajuda de custo no deslocamento dos alunos tendo em vista que o Campus se localiza distante 15 km do centro da cidade. De acordo com Kelvyla, o Grêmio Estudantil abriu novas eleições.

 

Campus Tarauacá

Uma das ações mais importantes realizada pela Assistência Estudantil do Campus em 2015 foi a parceria com a Secretaria de Segurança Pública na emissão de Carteira de Identidade dos alunos já que a maioria deles ainda não tinha o documento. Quem conta é a servidora Silvana Camargo que representou o Campus Tarauacá no encontro. Segundo Silvana, há uma forte participação dos estudantes nos editais Pró-Esporte e Pró-Cultura e o engajamento da comunidade pode ser observada na participação em eventos como o Connepi Cultural. Em 2016, entre outras ações pontuais, a equipe de Assistência Estudantil do Campus Tarauacá deve contribuir na criação do NAPNE.

 

Campus Sena Madureira

A psicóloga Marcelle Araujo citou os seminários sobre planejamento familiar, uso de drogas ilícitas, a participação dos alunos no I Seminário de Lideranças Estudantis do IFAC e o Simuladão do Enem realizados em 2015. Para este ano a equipe dará continuidade aos seminários tratando de temas recorrentes como gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, diversidade cultural e atividades no Dia do Estudante. De acordo com a coordenadora a nova turma de alunos está se mobilizando para dar continuidade ao Grêmio Estudantil tendo em vista que a gestão anterior era de alunos que já se formaram.

 

Campus Baixada do Sol

A servidora Iolanda Ribeiro cita a iniciativa de acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos e de suas potencialidades. A ação é um trabalho conjunto com a equipe pedagógica do Campus e, segundo Iolanda, os resultados ajudam as equipes a buscarem soluções para as dificuldades encontradas. Ainda de acordo com a servidora, as ações da Assistência Estudantil incluem para este ano seminários temáticos, além de uma atividade de orientação vocacional a exemplo da realizada pelo Campus Rio Branco em 2015.

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

 O Campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre – IFAC recebeu na manhã dessa segunda-feira, 9, em solenidade no Palácio do Planalto da presidenta da República, Dilma Rousseff, a placa inaugural, com a participação da Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e do Diretor Geral da unidade, prof. Sérgio Guimarães da... Leia Mais

Evaldo Ribeiro em 09/05/2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam nesta segunda-feira, 9, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 20 próximo (horário de Brasília). A edição do exame este ano terá identificação biométrica. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

Esta resolução tem por objetivo normatizar o processo eleitoral para a escolha dos representantes docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, egressos e diretores gerais de campus para composição do conselho superior do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do acre. RESOLUÇÃO Nº 09/2016novo! Leia Mais

Administrator em 09/05/2016

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O Instituto Federal do Acre (IFAC) conta, a partir desta segunda-feira, 09, com mais uma parceria para a melhoria contínua no ensino. O diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana esteve no IFAC reunido com a reitora substituta, Girlen Nunes e pró-reitores para assinar um... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

  O portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) vai ganhar uma cara nova. Será lançada, nesta sexta-feira, 13 de maio, a primeira fase do site que apresentará melhorias no layout, maior facilidade na navegação, rapidez e acessibilidade. Com o portal, o IFAC também passa a adotar... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

Busca

Destaques

banners blog1

banners dspes

banners connepi

banners consulta

banners consu

logo rodape

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube