Professor do IFAC é eleito delegado para Conferência Nacional de ATER

Fonte:

seminarioater abre

 

O Acre sediou esta semana, 14 e 15 de abril, a etapa estadual da Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, cujo tema foi “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), com o apoio de instituições governamentais e não-governamentais ligadas ao campo.

 

Números – Na palestra de abertura, Flávio Quental Rodrigues, do WWF Brasil – Bioma Amazônia, trouxe números oficiais, como o Centro Agropecuário, que reforçam a importância da produção familiar para o País e denuncia a concentração fundiária territorial e desafios ambientais profundos como a ameaça de extinção de sementes de plantas nativas. “Mais de 70% dos alimentos que abastecem o Brasil vêm dos pequenos produtores. E essa volume de alimento é de apenas 24,3% do território agropecuário. Precisamos redefinir e pactuar um novo modelo agropecuário que considere a regularização fundiária, a agroecologia, a cadeia produtiva, a cooperação, a organização social e a educação”, enfatizou.

 

Propostas – Na etapa estadual da 2ª CNATER foi aprovado regimento interno, organizado grupos de trabalho por eixos, plenárias para aprovação das propostas e eleição de 16 representantes do Acre que irão representar o Estado na Conferência Nacional.

Os eixos temáticos com as propostas abordaram os temas “Sistema Nacional de Ater, fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social”, “Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar” e “Formação e Construção de Conhecimentos na Ater”.

 

seminarioater 2

Defesa de gênero - As demandas das agricultoras, ribeirinhas, pescadoras e indígenas tiveram bastante evidência na conferência. De acordo com a agricultora Catarina Moreira de Souza, presidenta da Associação dos Pequenos Produtores Rurais na reserva extrativista Chico Mendes, é necessário que existam mais técnicas de Ater para dialogar com as mulheres nas comunidades. “A gente quer mais mulher atuando nas reservas e assentamentos”, disse.

 

Célia Watanabi, diretora de Políticas Para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), acredita que a Ater ainda precisa avançar quanto à questão de gênero. “A ater geral tem certa dificuldade para as mulheres. Precisamos reafirmar o tempo todo que as equipes precisam trabalhar com mulheres. Considerar a forma de trabalho e a visão cheia de possibilidades delas”, diz.

 

Entre as propostas que os delegados acreanos vão levar para a Conferência Nacional está a ampliação e acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec específico para as mulheres.

 

Participação do IFAC – Professores do IFAC e colaboradores externos integrados as equipes do Projeto de Implantação dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial das Regionais de Tarauacá-Envira e Baixo Acre participaram da etapa estadual da Conferência Nacional como convidados e mediadores dos grupos de trabalho.

 

seminarioaterpedroDurante a conferência, Prof. Pedro Plese, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFAC e coordenador geral dos projetos de implantação dos NEDTs nas duas regionais, foi um dos eleitos como delegado titular do Acre para a Conferência Nacional.

 

Ele enfatizou a importância das equipes do NEDTs participarem do evento. “Em agosto realizaremos o 1º Seminário de Políticas de Desenvolvimento Territorial do Acre e estaremos, na oportunidade, reforçando temas que foram citados aqui”, adiantou, citando ainda que o seminário é uma realização unindo os projetos das duas regionais coordenadas pelo IFAC e das demais regionais coordenados pela Universidade Federal do Acre – UFAC, como resultados de chamadas públicas do MDA.

 

A Coordenação Adjunta do Pronatec do IFAC para Campo, Florestas e Águas também participou da etapa estadual da Conferência. Em três anos o Instituto já capacitou cerca de 7 mil profissionais nas mais longínquas comunidades do Estado com cursos de formação inicial e continuada.

 

O IFAC em seus seis campi distribuídos nas cinco regionais do Estado oferece cursos do eixo de Recursos Naturais nas modalidades técnicos e superiores.

 

“Agradecemos muito o apoio que o IFAC nos deu na Conferência e em outras parcerias como o Pronatec Campo, Florestas e Cidades”, disse a delegada do MDA no Acre, Zenilda Barbalho.

seminarioaterifac

 

(Com colaboração da Condraf)

 

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

 O Campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre – IFAC recebeu na manhã dessa segunda-feira, 9, em solenidade no Palácio do Planalto da presidenta da República, Dilma Rousseff, a placa inaugural, com a participação da Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e do Diretor Geral da unidade, prof. Sérgio Guimarães da... Leia Mais

Evaldo Ribeiro em 09/05/2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam nesta segunda-feira, 9, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 20 próximo (horário de Brasília). A edição do exame este ano terá identificação biométrica. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

Esta resolução tem por objetivo normatizar o processo eleitoral para a escolha dos representantes docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, egressos e diretores gerais de campus para composição do conselho superior do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do acre. RESOLUÇÃO Nº 09/2016novo! Leia Mais

Administrator em 09/05/2016

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O Instituto Federal do Acre (IFAC) conta, a partir desta segunda-feira, 09, com mais uma parceria para a melhoria contínua no ensino. O diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana esteve no IFAC reunido com a reitora substituta, Girlen Nunes e pró-reitores para assinar um... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

  O portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) vai ganhar uma cara nova. Será lançada, nesta sexta-feira, 13 de maio, a primeira fase do site que apresentará melhorias no layout, maior facilidade na navegação, rapidez e acessibilidade. Com o portal, o IFAC também passa a adotar... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

Busca

Destaques

banners blog1

banners dspes

banners connepi

banners consulta

banners consu

logo rodape

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube