INTERNACIONALIZAÇÃO: Servidores e alunos narram experiências no exterior

Fonte:

 seminario internacional_intercambistas2

 

A tarde foi dedicada aos relatos de experiências de estudos no exterior. O professor de língua Inglesa Luiz Eduardo Guedes relatou sua passagem pelos EUA na Northern Virgínia Community College pelo programa Setec-Capes/NOVA. Durante o intercâmbio de oito semanas, o professor participou de uma capacitação sobre metodologias de ensino de inglês para falantes de outras línguas, o Tesol Program. “Eu acreditava que essa viagem era algo impossível até que veio a oportunidade”, concluiu o docente incentivando outros a participarem de editais de intercâmbio.

 

seminario internacional_tarde_eduardo

seminario internacional_tarde_rossemildo

 

Professor Rossemildo da Silva Santos, docente de Espanhol do Campus Sena Madureira, contou sua experiência em fazer doutorado na Espanha, mostrando muitas imagens de sua trajetória estudantil na Europa, desde a estrutura, lugares e costumes. Prof. Rossemildo sempre estudou em escola pública no Acr e cursou o ensino superior e mestrado na Universidade Federal do Acre. Sua tese, defendida na Universidad de Valladolid, narra o olhar de viajantes europeus do século 19 para o Brasil. “Falar outra língua é essencial para ousar vivenciar outras culturas. E vale a pena. Na Europa somos todos chamados de Erasmus. O doutorado é muito solitário. É preciso muita dedicação e preocupação também em estudar em centros de referência, bem como como posteriormente encontrar uma instituição com currículo semelhante para validar o diploma”, disse entre as dicas.

 

Alunos do IFAC em Portugal e Canadá


seminario internacional_intercambistas


A narrativa sobre as vivências dos estudantes de graduação do IFAC no Instituto Politécnico de Castelo Branco emocionou todos os presentes. Eles passaram um semestre estudando em cursos de áreas afins em Portugal.

 

Heitor Marcel (graduando em Tecnologia em Agroecologia - IFAC/Campus Xapuri): “Fiquei em uma escola agrícola de 107 hectares, afastada da cidade. Foi muito intenso com aulas teóricas e muita prática, mas consegui ser aprovado em todas as matérias podendo até ter férias de um mês. Só consegui alcançar estes resultados porque tive uma base boa aqui no meu instituto. Eu fiz curso técnico e agora faço superior no Campus Xapuri. Voltei muito mais orgulhoso de estudar no IFAC. Somos um instituto novo, mas temos potencial para crescer”.


Douglas Melo (graduando em Licenciatura em Matemática – IFAC/Campus Cruzeiro do Sul): “Tive aulas no curso de Engenharia Eletrotécnica. Foi uma experiência inesquecível! Tive dificuldades nas ciências exatas. Eram muitos cálculos. Lá eles investem e cobram mais nesta área que aqui no Brasil, sobretudo aqui no Norte. Porém, com muita dedicação consegui ter três aprovações.”


Janilce Costa (graduanda em Licenciatura em Química – IFAC/Campus Xapuri): “Tive muitas aulas na área de biomédica. Não esperava. Lá todo material didático e as aulas eram em inglês. Confesso que consegui sobreviver com ajuda do google tradutor. A experiência foi maravilhosa. Além de estudar, nos tempos livres pude conhecer outros países da Europa. Este intercâmbio engrandeceu meus conhecimentos muito além do que eu podia imaginar.”

 

José Jonatas (graduando em Tecnologia em Logística – IFAC/Campus Rio Branco) – “Eu e o Kaio ficamos num curso de Engenharia Industrial. Nos dedicamos muito aos estudos, tivemos muito cálculo, aulas de materiais e métodos, empreendedorismo, gestão da qualidade, organização e manutenção...enfim foi uma experiência inesquecível que contribuiu muito para minha formação.”


Kayo Campos (graduando em Tecnologia em Logística – IFAC/Campus Rio Branco): “Apesar das aulas serem em português, o sotaque dos portugueses e a diferença em algumas palavras foi um exercício no começo, até que nos adaptássemos. A metodologia de ensino de lá é diferente também. Para eles tudo é prática, seminário e prática. Como tínhamos colegas de vários países, para estudar em grupo a língua era o inglês. Foi uma experiência acadêmica desafiadora. Vivemos com estudantes de 20 nacionalidades diferentes, idiomas, cores e sotaques. Percebi que somos pequenos e o mundo é muito grande. Sair de casa para estudar fora, conhecer outras culturas, viver diferentes climas... vale a pena.”


Luciana Freitas (graduanda em Zootecnia – IFAC/Campus Sena Madureira): “Costumo brincar que sou filha do IFAC. Estou na instituição desde seu início, em 2010. Fiz o curso técnico em Agroecologia e agora o superior e o primeiro intercâmbio de estudos. Esta viagem ampliou muito minha visão de mundo. Lá cursei cinco disciplinas na área animal e tive bom aproveitamento em todas. Sou de uma família humilde, moro no interior do Acre, sempre estudei em instituições públicas e ter conseguido ir tão longe para estudar um semestre na Europa foi uma vitória para a história de toda a minha família. Sou imensamente grata pela oportunidade que o Instituto Federal tem me oferecido”.


Tarine Maia (graduanda em Licenciatura em Física – IFAC/Campus Sena Madureira): “Em Portugal fui para escola de tecnologia, onde vivenciei matérias de licenciatura em engenharias renováveis, industrial e civil. Consegui vencer alguns degraus. A experiência foi muito gratificante, mudou nossas vidas. Voltei com um olhar mais crítico. Hoje sei o quanto nosso País deixa a desejar, mas estão se abrindo portas para que possamos contribuir com nossa instituição, com nosso Estado e nosso País a partir desta vivência”.


Ao final, a ex-aluna do curso técnico integrado ao médio de Informática do Campus Rio Branco, Beatriz Gomes, também narrou sua experiência em ir ao Canadá para apresentar seu trabalho científico em visita técnica ao British Columbia Institute, em Vancouver pelo IFAC. “Foi apenas uma semana, mas que mudou a minha vida. Meu comportamento mudou. Me apaixonei pela pesquisa e passei a me dedicar muito mais aos estudos. Se é para sair da zona de conforto, vale a pena conhecer outras culturas, outros países. Isso nos traz maturidade”, disse.


A apresentação dos alunos foi feita pela coordenadora de Interação de Projetos e Desenvolvimento Internacional, Maria Freire, que enfatizou ao final a felicidade de frutos colhidos. “É por vocês que trabalhamos”, frisou aos alunos.

 

Todos os intercambistas também aproveitaram o momento para agradecer e parabenizar a Profa Iliane Tecchio, diretora de Planejamento e Desenvolvimento Internacional, que deu alicerce para o grupo nestas vivências de internacionalização.

Todas as Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

Placa inaugural do Campus Tarauacá é entregue em solenidade no Palácio do Planalto

 O Campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre – IFAC recebeu na manhã dessa segunda-feira, 9, em solenidade no Palácio do Planalto da presidenta da República, Dilma Rousseff, a placa inaugural, com a participação da Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e do Diretor Geral da unidade, prof. Sérgio Guimarães da... Leia Mais

Evaldo Ribeiro em 09/05/2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam nesta segunda-feira, 9, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 20 próximo (horário de Brasília). A edição do exame este ano terá identificação biométrica. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

CONSU aprova regulamento do processo eleitoral para a escolha dos novos representantes

Esta resolução tem por objetivo normatizar o processo eleitoral para a escolha dos representantes docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, egressos e diretores gerais de campus para composição do conselho superior do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do acre. RESOLUÇÃO Nº 09/2016novo! Leia Mais

Administrator em 09/05/2016

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Protocolo de intenções garante parceria entre IFAC e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O Instituto Federal do Acre (IFAC) conta, a partir desta segunda-feira, 09, com mais uma parceria para a melhoria contínua no ensino. O diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana esteve no IFAC reunido com a reitora substituta, Girlen Nunes e pró-reitores para assinar um... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

IFAC lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

  O portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) vai ganhar uma cara nova. Será lançada, nesta sexta-feira, 13 de maio, a primeira fase do site que apresentará melhorias no layout, maior facilidade na navegação, rapidez e acessibilidade. Com o portal, o IFAC também passa a adotar... Leia Mais

Jaqueline Oliveira em 09/05/2016

Busca

Destaques

banners blog1

banners dspes

banners connepi

banners consulta

banners consu

logo rodape

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Reitoria - Rua Coronel José Galdino, 495, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-640
Anexo da Reitoria - Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-697

Ouvidoria: (68) 2106-6863

Acesse todos os telefones

readerfacebooktwitteryoutube