Reitoria acompanha ações do Pronacampo em Bujari

alunosaquiculturabujari

marialucas

“Um curso assim não dá para desperdiçar. Venho a pé, de carona, atravesso o ramal e venho. O povo da zona rural não tem muitas oportunidades e quando tem, não dá para perder. Estou aprendendo muito e digo: queremos é mais!”, desta forma a aluna do Curso de Aquicultura do Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo, dona Maria Lucas, recebeu a equipe de gestores do Instituto Federal do Acre que esteve em visita de acompanhamento neste sábado, dia 08, na Escola Municipal Rural José Cesário de Farias em Bujari.

“Eu ando oito quilômetros de ramal de lama, as vezes acompanhada de minha filha que está grávida. Venho com chuva ou sol. Às vezes levo a mistura de nosso almoço coletivo. Mas, vou. Acredito que vale a pena ter paciência, pois o que importa é que essa qualificação vai ser boa para mim e toda a minha comunidade. Daqui a pouco estarei tirando desse curso um pouco da minha sobrevivência. Espero sair daqui empreendedora”, reforçou dona Maria Dark do Nascimento.

sandrastrbujari“Queremos mais cursos. Muita gente ainda precisa. Vamos sugeri-los conforme nossas necessidades aqui. E esperamos também podermos fazer cursos técnicos e superiores”, pediu a aluna do curso de Preparador de Pescado, Sandra Chagas de Lima, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujari.

Estes foram alguns depoimentos que o reitor do IFAC, Prof. Breno Silveira, ouviu, acompanhado da pró-reitora de Ensino, Profª Danielly Nóbrega, da coordenadora Adjunta Geral do Pronatec/IFAC, Profª Ana Carla Holanda, da chefe de Gabinete Institucional, Carla Niciani e da assessora de Comunicação e Relações Institucional, Adma Costa. Como responsável pela Unidade Remota do Pronatec em Bujari estava também presente o diretor Geral do Câmpus Rio Branco, Prof. Abib Araújo.

Como Bujari, as demais 15 unidades remotas do IFAC instaladas nos municípios, no campo e na cidade, estarão recebendo visitas técnicas dos gestores no próximo mês. “Nosso compromisso é acompanhar in loco como os cursos estão se desenvolvendo. Ouvimos também os supervisores e apoios na busca contínua de melhorias”, explicou o reitor, que aproveitou para divulgar o processo seletivo de cursos técnicos e superiores.

visitaprocessamentobujari

As atividades em Bujari foram também acompanhadas pelos supervisores dos cursos de Aquicultura e Processamento de Pescado, Ronaldo Dourado e Estela Becker, e pela representantes da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF, Máxima Sônia Freire Cabral e Francisca Torres.

O Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo é um braço específico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec do Ministério da Educação específico no atendimento as comunidades rurais. No Acre o Pronacampo é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, tendo como demandante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e este com instituições parcerias como a Seaprof, o Incra e o movimento social organizado como sindicatos, associações e cooperativas.

visitaaquiculturabujari