Instituto Federal do Acre lança novo portal online

publicado: 18/12/2020 02h49, última modificação: 18/12/2020 02h55
Página online segue padrão institucional do Governo Federal e utiliza o CMS Plone como sistema de gestão de conteúdo
novo_portal.jpeg

O Instituto Federal do Acre lançou nessa sexta-feira (18.12), o novo portal institucional. A página online, que utiliza o CMS Plone como sistema de gestão de conteúdo, integra o projeto Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal, também conhecido como Identidade Digital de Governo (IDG).

O novo portal, conforme explica a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, vem sendo trabalhado pela Diretoria Sistêmica de Comunicação (Dscom), desde o mês de novembro, em conjunto com a Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (Dsgti) e apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac).

“A Dscom, por orientação da Dsgti, optou pelo CMS Plone, como gerenciador de conteúdo do novo portal, devido à segurança superior que o mesmo oferece. O Plone possui um grande número de desenvolvedores que, continuamente, fazem a revisão de seu código para melhorar os aspectos de segurança”, afirmou Rosana Cavalcante dos Santos.

Conforme explica o diretor da Dscom, Evaldo Pereira Ribeiro, o novo Portal Ifac segue em construção e mais informações serão inseridas. Segundo ele, a atualização da página será realizada em fases, conforme planejamento elaborado pela própria Diretoria Sistêmica.

“A implantação total se dará em quatro fases e esta primeira etapa contempla um novo visual, além da inserção de informações no novo Portal. É um trabalho conjunto entre a Dscom e a Dsgti que tem permitido a acessibilidade e várias facilidades aos nossos usuários”, lembrou o diretor de Comunicação do Ifac,

Parceria

Além do apoio da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação, a estruturação do novo portal contou com parceria da Assessoria de Comunicação, da Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do assessor da Ascom/Ufac, Gilberto Lobo, e dos webdesigners, Veridiano Barroso e Gustavo Ribeiro, que já trabalham com o CMS Plone.

“Além de reuniões de trabalho, tivemos a Ascom/Ufac como uma importante parceira nesse processo de estruturação do nosso novo portal. Aproveito a oportunidade para agradecer o auxílio que nos foi dado”, ressaltou Evaldo Ribeiro.

Ainda de acordo com o diretor da Dscom, a parceria com a Ufac também contemplará a realização de capacitações para os servidores da Diretoria Sistêmica de Comunicação do Ifac.