Centro de idiomas

Ifac inicia cursos FIC de Inglês e de Português como Língua Adicional

publicado: 14/04/2021 15h26, última modificação: 14/04/2021 16h49
Formações estão sendo realizadas em ambiente virtual de aprendizagem e contam com a participação de alunos, egressos e servidores do Ifac, além da comunidade externa
ingles_portugues_cruzeiro1.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Cruzeiro do Sul realizou a aula inaugural dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) de Inglês e Português Como Língua Adicional no dia 22 de março. As capacitações contam com a participação de alunos, egressos e servidores do Ifac, além da comunidade externa com estudantes do Brasil e de outros países. Os dois cursos estão sendo realizados em ambiente virtual de aprendizagem.

Nesta primeira aula, os alunos puderam conhecer a plataforma de estudos e o material didático do curso, apresentados pelo diretor do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread), Rodrigo Souza e pelo coordenador do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Dirceu Pereira.

A aula inaugural ainda contou com a presença do diretor geral do campus Cruzeiro do Sul, Bráulio Gonçalves, do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Rodrigo Teixeira, do assessor de Relações Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes, da coordenadora de núcleo do Centro de Estudos de Idiomas do campus Cruzeiro do Sul, Aline Maria Araújo, e da coordenadora do Centro de Idiomas e Intercâmbio no Ifac, Cristiane das Neves.

ingles_portugues_cruzeiro2.png

Imagem: print mostra participantes na aula inaugural dos cursos / reprodução google meet

Os estudantes falaram sobre a satisfação de participar dos cursos. “Quero agradecer a recepção tão calorosa. Eu me senti muito em casa aqui no Instituto Federal do Acre”, afirmou o aluno de Inglês Básico, Adson Araceli Alves Dantas. Já a Yvana Sylvia Morais Dene que é ex-aluna do curso de Agropecuária no campus Cruzeiro do Sul disse que “É uma honra poder voltar para o Ifac”.

Os cursos também contam com a participação de um grupo da Universidad Amazónica de Madre de Dios, instituição parceira do Ifac. A aluna do curso de Português como Língua Adicional, Mirella Gavidia Canaquiri disse que ela e os colegas estavam muito entusiasmados com o curso: “Deseo que sea un gran inicio de trabajo juntos. Somos un grupo de colegas de Perú de la Universidad Amazónica de Madre de Dios y estamos con mucho entusiasmo por el desarrollo del curso.”

Os cursos são um projeto da Coordenação de Núcleo do Centro de Estudos de Idiomas do campus Cruzeiro do Sul (Concei-CCS), com apoio da Assessoria de Relações Internacionais (Arint) e do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread).

As aulas são ministradas pelas professoras Aline Maria Araújo da Silva (Português como Língua Adicional) que também é coordenadora do projeto e Maria Ederlene da Silva Correia (Inglês).

Com informações do Núcleo do Centro de Idiomas do campus Cruzeiro do Sul