Notícias

Campus Rio Branco

Neabi do campus Rio Branco promoverá 3º Abril Indígena

publicado: 15/04/2021 22h28, última modificação: 15/04/2021 22h31
Evento será nos dias 20, 22 e 23 com o tema “Saúde, resiliência e resistência” e terá transmissão ao vivo pelo Youtube
abril_indigena1.jpeg

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Rio Branco realizará, nos dias 20, 22 e 23 deste mês o III Abril Indígena. O evento abordará como tema principal “Saúde, resiliência e resistência”. A programação ocorrerá de forma virtual com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A realização do evento tem como objetivo promover ações de valorização da identidade indígena, impulsionando a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade. A ação também busca estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas com abordagens interdisciplinares ligadas aos temas étnico-raciais tendo como metodologia a apresentação de trabalhos no formato de mesas redondas com participação da comunidade interna e externa.

Acesse o canal do Neabi para acompanhar o evento

A inscrição poderá ser feita na hora do evento, com o preenchimento de formulário eletrônico que será disponibilizado no chat da transmissão.

Programação

O III Abril Indígena do Neabi campus Rio Branco terá início na terça-feira, 20 de abril, às 9h, com a abertura do evento seguida da primeira mesa redonda sobre “Inserção no currículo da educação étnico-raciais para o ensino para história, geografia e linguagens”. A mesa terá participação da pró-reitora de Ensino do Ifac, Lucilene Acácio e do membro do Neabi do Ifac e da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eudo Shanenawa e da professora Mara Riquelma que também integra o Neabi. A mediação será do coordenador do Neabi do Ifac, João Cabral.

No mesmo dia, a partir das 14h, o evento discutirá a Linguagem indígena. Essa mesa redonda terá participação do doutor em Linguística, Selmo Azevedo, do pós-doutorando em Letras: Linguagem e Identidade, Joaquim Maná Kaxinawá, da discente em História, Liliane Maia, do bacharel em Ciências Sociais, Elcio Manchineri e do mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura e membro do Neabi/Ifac, Arimatéia de Oliveira. A mediação da atividade será feita pela especialista em Estudos Linguísticos e Literários e membro do Neabi/Ifac, Ana Vidal.

abril_indigena_redes2.jpeg abril_indigena_redes3.jpeg

No dia 22, a partir das 9h, o debate será em torno dos impactos da pandemia na saúde indígena e a vacinação. Esta mesa redonda vai contar com a participação do representante da Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre, Ninawá Huni Kui, do técnico indígena da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Yoka Manchineri e será mediada pela doutora em Ensino em Biociências e Saúde, com estudos sobre o tema, Alcilene Alves.

A programação do III Abril Indígena será encerrada com a mesa redonda com o tema “Mulheres indígenas e violência”, no dia 23, a partir das 19h. A atividade terá a participação da enfermeira e vice-coordenadora do Sitoakure, Yoka Manchineri, da graduada em Ciências Biológicas, Alana Manchineri e da ouvidora da Defensoria Pública Estadual, Solene Costa. A mediação do debate será feita pela professora Alcilene Alves.

abril_indigena_redes4.jpeg abril_indigena_redes5.jpeg