Curso de extensão promove formação para técnicos e docentes

publicado: 18/08/2021 13h34, última modificação: 18/08/2021 14h02
Atividade foi realizada de forma online e contou com a participação de 50 pessoas
imagens_novo_portal (8).png

As atividades do curso de extensão “O papel da equipe pedagógica na formação continuada de professores da educação profissional” foram encerradas no último dia 12 de agosto. O projeto, que foi coordenado pela servidora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Luciene de Almeida Barros Pinheiro, que também é egressa do curso de mestrado profissional em Ensino Tecnológico.

“A realização desse projeto foi algo novo pra nós, uma vez que foi a primeira experiência a extensão. Realizar essa atividade foi algo que superou as nossas expectativas. Foi uma formação continuada que contou com a participação de equipes pedagógicas, pedagogos, professores, profissionais da educação não docente, bem como acadêmicos que tiveram interesse pela temática. Também proporcionou um encontro a nível nacional das equipes pedagógicas que atuam nos Institutos Federais”, destacou Luciene Pinheiro.

O curso teve como objetivo promover um espaço de formação e reflexão sobre o papel da equipe pedagógica, de pedagogos na formação continuada de professores no próprio ambiente escolar, numa perspectiva de formação continuada baseada no trabalho colaborativo, participativo e de reflexão sobre a prática pedagógica, considerando a realidade e a subjetividade dos sujeitos envolvidos nesse processo formativo.

swd,.png

O projeto de extensão foi aprovado pelo Ifac em maio de 2021 e contou com a participação de 50 pessoas. O curso teve duração total de 25 horas, sendo realizado pela plataforma Google Meet.

Ainda de acordo com Luciene Pinheiro, o curso proporcionou aproximação das equipes técnico-pedagógicas que constituem os Institutos Federais. “Foram momentos que levaram o grupo a refletir sobre sua atuação profissional, bem como a compartilhar experiências, os desafios e angustias enfrentadas por eles na sua prática profissional. O curso despertou nos participantes um sentimento de pertencimento do grupo. Como coordenadora do curso saio motivada, encorajada, empolgada, animada, entusiasmada a continuar realizando projetos como esse”.

Veja abaixo alguns depoimentos de participantes do curso “O papel da equipe pedagógica na formação continuada de professores da educação profissional”:

“Foi um prazer participar deste curso! Oportunidade de conhecer colegas que se deparam cotidianamente com diversas realidades, mas que tem muito em comum com a que vivencio. Oportunidade de muito aprendizado”. (Noara Teófilo)

“Significou aprendizagem, afetos e estímulo a estudar e a me formar sobre a formação docente para colaborar com o IFSP - Campus Itaquaquecetuba”. (Adriana Martins)

dwe.png

“Poder partilhar conhecimentos de um grupo tão vasto e diverso. Acho que é a maior forma de falar sobre significado desse curso. A construção de um coletivo de trabalho dentro das equipes pedagógicas em nível nacional é algo que precisamos começar a pensar e esse espaço aqui nos permitiu um primeiro contato com diversos pares”. (Letícia Palhares)

“Renovação e aprendizagem. Fortalecimento do trabalho pedagógico no ambiente escolar”. (Roberto Pereira)

“Fazendo parte de uma rede, que até o ingresso nesse curso sempre me pareceu muito distanciado. Mudei minha opinião. Criamos e fortalecemos vínculos”. (Participante Waldísia Rodrigues)

(Imagens e informações: Luciene de Almeida Barros Pinheiro)