Dsaes

Dia do Estudante: conheça algumas ações desenvolvidas pelo Ifac

publicado: 11/08/2021 19h11, última modificação: 11/08/2021 19h11
Atualmente, a instituição conta com cerca de seis mil alunos em cursos técnicos, superiores e pós-graduação
imagens_novo_portal (5).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) conta, atualmente, com cerca de seis mil estudantes em cursos técnicos, superiores e pós-graduação, distribuídos em seis campi: Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Nossa instituição tem como missão promover uma educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, garantindo ações voltadas à formação cidadã no Estado de Acre. E para isso, o Ifac tem ampliado os projetos e atividades que beneficiam seus discentes, por meio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil.

Com isso, em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, separamos algumas ações que têm sido desenvolvidas em prol dos nossos alunos. Confira abaixo:

Auxílio Emergencial: Mais de 540 estudantes foram beneficiados com o Auxílio Emergencial do Ifac. Por meio de editais, estudantes de cursos técnicos e superiores, com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ou que fossem oriundos da rede pública de educação, receberam repasses financeiros mensais para complementar as despesas com alimentação. A ação foi iniciada em 2020, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), visando à permanência e êxito dos estudantes nos cursos do Ifac.

Auxílio Emergencial aos atingidos pelas cheias do Acre: Cerca de 330 alunos da instituição, em situação de vulnerabilidade econômica, foram beneficiados com repasses financeiros ofertados pelo Ifac, devido às cheias ocorridas no primeiro semestre de 2021, principalmente, nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Projeto Aluno Conectado: Mais de mil estudantes de cursos técnicos e superiores do Ifac foram beneficiados pelo projeto Aluno Conectado. A ação, desenvolvida pelo Ministério da Educação, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), propiciou que os discentes tivessem acesso à internet, por meio de chips, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas de forma remota, devido ao momento de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). O projeto atende estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio e que não possuam acesso à internet.

Aquisição de equipamentos tecnológicos: Como forma de auxiliar os estudantes no desenvolvimento das atividades acadêmicas remotas, a Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação, em parceria com a Dsaes, conduziu o processo de licitação para aquisição de equipamentos tecnológicos. Ao todo, foram adquiridos 831 chromebook, 1.250 modems e 700 pen drives.

Edital de empréstimos: Para que os equipamentos tecnológicos fossem distribuídos de forma adequada aos estudantes do Ifac, a Dsaes lançou edital para cadastramento de alunos que tivesse interesse em realizar o empréstimo de chromebook, modems e pen drives. O empréstimo tem como objetivo auxiliar os estudantes no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no período em que perdurar o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia gerada pela Covid-19.

Auxílio Permanência: Mais de 1,5 mil estudantes de cursos técnicos e superiores dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Avançado Baixada do Sol, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri seguem sendo beneficiados com o Auxílio Permanência. O benefício é destinado aos estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ou que seja oriundo da rede pública de educação. O valor tem como foco complementar as despesas com transporte e alimentação, contribuindo para a permanência e êxito dos discentes nos cursos do Ifac.

Encontro de Estudantes do Ifac: Com objetivo de fomentar o protagonismo dos estudantes do Ifac no que concerne aos desafios e possibilidades que são apresentados a partir da mobilização dos estudantes, a Dsaes realiza entre os dias 11 e 12 de agosto, o I Encontro de Estudantes do Ifac: O protagonismo no movimento estudantil. As atividades busca ainda ampliar o engajamento dos estudantes nas suas respectivas agremiações estudantis. Saiba mais informações aqui.