Assistência Estudantil

Inscrições abertas para o Encontro de Estudantes do Ifac

publicado: 05/08/2021 19h31, última modificação: 05/08/2021 19h35
Evento, que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto a partir das 18h30, debaterá o protagonismo no Movimento Estudantil
encontro_estudantes_ifac.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), realizará nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das 18h30, o primeiro Encontro de Estudantes do Ifac. Com a proposta de debater o protagonismo no Movimento Estudantil, o evento ocorrerá virtualmente e será aberto aos alunos do Ifac, servidores e comunidade em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet no site de eventos do Ifac.

O objetivo do encontro é fomentar o protagonismo dos discentes do Ifac a partir dos desafios e possibilidades apresentados nos movimentos estudantis. Além disso, o evento busca o engajamento dos estudantes nas suas respectivas agremiações estudantis.

O encontro abordará a história do Movimento Estudantil no Ifac, as principais bandeiras dos estudantes na atualidade, bem como, as contribuições da União Nacional dos Estudantes (Une) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) neste processo. A programação também incluirá oficinas para instrumentalizar os estudantes para a criação das instâncias representativas de cada nível de ensino.

encontro_estudantes_ifac_programacao.jpg

Programação do Encontro de Estudantes do Ifac

Movimento estudantil no Ifac

Desde 2015, com a realização do Seminário de Formação de Lideranças Estudantis, o Ifac vem buscando engajar os alunos na organização de suas entidades representativas na forma do diretório central e dos grêmios estudantis em cada campus. Naquele primeiro seminário, que teve a participação de estudantes de todos os campi do Instituto, os participantes manifestaram interesse na realização de outros eventos que possibilitassem a discussão das temáticas relacionadas ao Movimento Estudantil.

No entanto, diversas questões impediram a realização do evento, sendo essa discussão retomada pela Dsaes em 2020 junto aos representantes dos estudantes, com quem o encontro deste ano foi construído.

No Ifac, além dos grêmios estudantis que são as organizações de representação dos alunos do ensino médio, também existe o Diretório Central dos Estudantes, para representar os acadêmicos do ensino superior. Atualmente, os campi Cruzeiro do Sul e Rio Branco contam com grêmios estudantis e um DCE representa todos os estudantes de graduação do Ifac.

O primeiro Encontro de Estudantes do Ifac tem o apoio dos núcleos de Assistência ao Estudante (Naes), do Diretório Central dos Estudantes do Ifac e dos Grêmios Estudantis do Ifac.