campus sena madureira

Curso de residência profissional agrícola tem inscrições prorrogadas

publicado: 07/12/2021 20h32, última modificação: 07/12/2021 20h32
Vagas são destinadas para estudantes concludentes e profissionais egressos de cursos técnicos e superiores da área de Ciências Agrárias
prorroga inscricoes acelera acre.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) publicou edital complementar prorrogando as inscrições para o programa “Residência Profissional Agrícola – Acelera Acre”. Agora os candidatos às 20 vagas ofertadas no curso têm até o dia 12 de dezembro para realizar inscrição e o envio da documentação descrita no edital para o e-mail residencia.agricola@ifac.edu.br.

A iniciativa é destinada a estudantes concludentes e profissionais egressos de cursos técnicos e superiores da área de Ciências Agrárias e afins, de qualquer instituição de ensino público ou privado que tenham entre 16 e 29 anos completos até o dia de início das atividades de residência profissional.

Os bolsistas selecionados devem ter disponibilidade de 40 horas semanais para se dedicar às atividades do projeto, não ser bolsista de projetos de extensão ou pesquisa, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (quando aplicável) e não possuir vínculo empregatício.

As bolsas terão duração de 12 meses e são destinadas para profissionais de nível técnico e superior. Os bolsistas serão responsáveis por assessorar unidades produtivas – propriedades onde se desenvolvem atividade agrícola, pecuária, pesca ou extrativismo – dentro de unidades residentes.

Acesse a página do edital

O projeto "Acelera Acre" foi lançado pelo Ifac Campus Sena Madureira com objetivo de estimular jovens estudantes e egressos, de cursos agrícolas do Estado do Acre, na inserção para o mercado de trabalho. Com isso, a proposta pretende oportunizar a criação de espaços e possibilidades para que discentes e profissionais pratiquem os saberes in loco, registrem suas primeiras experiências no currículo, ampliem as possibilidades de trabalho e primeiro emprego.

Devido a infraestrutura já estabelecida do Ifac, o projeto irá contemplar vagas para os municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Atualmente, as cidades são os principais pólos agropecuários do Estado e atingem quatro das cinco regionais acreanas de desenvolvimento.

Seleção

A seletiva acontecerá em duas etapas, sendo avaliação acadêmica e entrevista. A última fase terá como critério avaliativo: perfil técnico (conhecimento e habilidades construídas durante o curso técnico ou de graduação, objetivos e expectativas quanto ao curso de aperfeiçoamento e disposição para atuar nas unidades residentes disponíveis.

De acordo com o novo cronograma, o resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 13 de dezembro. A lista com o agendamento das entrevistas será publicada em 15 de dezembro. Já nos dias 16 e 17 de dezembro, os candidatos serão entrevistados pela equipe técnica do projeto Acelera Acre. O resultado preliminar da seleção será publicado após as 18h no dia 17 de dezembro e o resultado final está previsto para ser divulgado em 20 de dezembro.