Ifac segue arrecadando doações para atingidos pelas cheias

publicado: 22/02/2021 20h28, última modificação: 22/02/2021 20h28
Apesar dos rios apresentarem vazante, a população ainda passa por dificuldades que são agravadas pelo momento de pandemia da Covid-19
campanha-ifac-solidario.jpeg

Na última semana, as cheias dos rios no Acre geraram alagações em dez municípios. De acordo com dados do Governo do Estado, a estimativa é de que 130 mil pessoas tenham sido afetadas. Embora o último relatório da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cepdec) aponte vazante em vários rios, a população ainda passa por dificuldades que são agravadas pela pandemia da Covid-19.

Diante disso, servidores e estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) continuam empregando esforços para arrecadar donativos em prol das vítimas das cheias. A ajuda chega através de doações por transferência bancária, que são convertidas em cestas básicas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além das doações que são entregues nos pontos de coleta nos municípios, sendo a maioria localizados nos campi do Ifac.

Em Tarauacá, o campus do Ifac chegou a servir de alojamento para 79 pessoas que tiveram de sair de suas casas devido ao transbordamento do rio. Os servidores do campus se organizaram para arrecadar donativos e ajudar com o preparo da alimentação das famílias alojadas. De acordo com o diretor geral do campus, Denis Tomio, de domingo para segunda-feira (22), o nível do Rio Tarauacá diminuiu, dessa forma várias pessoas estão retornando para suas casas ou foram realocadas em outros abrigos, e o campus já está vazio. Contudo, a campanha segue arrecadando doações e os servidores continuam ajudando a Prefeitura com o preparo da alimentação das pessoas desabrigadas. O diretor informou que, a partir de agora, o campus deve focar suas ações nos alunos e seus familiares.

campanha-tarauaca.jpeg

Foto: Servidoras voluntárias preparam almoço para abrigados no campus Tarauacá

Em Rio Branco, a servidora Quelli Maria Nascimento informou que no início desta semana serão entregues as primeiras 30 cestas básicas e kits de limpeza. O Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes) do campus Rio Branco contabilizou 26 alunos desabrigados, sendo que 18 precisam da ajuda. A servidora afirmou que os valores que sobrarem do arrecadado serão enviados para a campanha de Sena Madureira.

Segundo as informações do campus Sena Madureira, a cheia do Rio Iaco deixou 63 alunos com suas famílias desabrigadas. Os servidores organizaram a campanha de arrecadação de donativos que já entregou 30 cestas básicas, além de água mineral. O responsável no campus, Edeclan Damasceno informou que o comitê que acompanha a crise já está planejando a aquisição de produtos de limpeza para ajudar após a cheia.

Em Cruzeiro do Sul, o servidor Luan Siqueira informou que já foram compradas 27 cestas básicas e produtos de higiene e limpeza que servirão para atender todos os alunos do campus que tiveram suas casas alagadas pela cheia do Rio Juruá.

Outras ações para apoiar a comunidade escolar também serão realizadas no âmbito institucional, conforme garantiu a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos. Ela afirmou que haverá ajustes no calendário acadêmico e apoio aos alunos por meio da Assistência Estudantil.

Como ajudar?

Qualquer pessoa pode ajudar nas campanhas pelas vítimas das alagações no Acre. Confira os pontos de coleta de alimentos, produtos de higiene, limpeza e roupas, e os endereços bancários para transferência de valores.

Rio Branco
Pontos de coleta: Ifac Campus Rio Branco (Bairro Xavier Maia) e Reitoria (Bosque)
Servidora Quelli Maria de O. Nascimento
Banco do Brasil - Agência: 2359-0 - Conta-Corrente: 70.161-0