Campus Xapuri

Parceria entre Ifac e SEE prevê oferta de cursos em Epitaciolândia

publicado: 08/02/2021 20h09, última modificação: 08/02/2021 20h09
A formação complementar para os estudantes da Escola Estadual Rural Luiz Gonzaga faz parte da implementação do Novo Ensino Médio, previsto na Lei 13.415/2017
parceria_xapuri.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) firmou parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE), para organização e implementação do itinerário de Formação Técnica e Profissional, previsto na Lei nº 13.415/2017, conhecida como Reforma do Novo Ensino Médio.

Conforme o acordo de cooperação, a Escola Estadual Rural Luiz Gonzaga, localizada no município de Epitaciolândia, será a primeira a receber os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão ministrados para os estudantes que integram o 1º ano do Ensino Médio. A instituição, conforme destaca o Governo do Estado, já inicia em 2021 a implementação do Novo Ensino Médio.

Os cursos previstos para serem ofertados são: Processamento de Leite e Derivados, Processamento de Carnes e Derivados, Processamento de Produtos de Origem Vegetal, Auxiliar de Agropecuária, Olericultura, Básico de Libras e Assistência Especializada a Pessoas com Deficiência.

Na última quarta-feira (03.02), o diretor geral do campus Xapuri, Joel Bezerra Lima, esteve no município para realizar visita na Escola Estadual Rural Luiz Gonzaga, juntamente com a coordenadora do Núcleo Estadual de Educação em Epitaciolândia, Rosimari Ferreira. Também participaram da visitação, o diretor da unidade escolar estadual, Francisco Valdivino e membros de sua equipe gestora.

“Já vínhamos realizando esse diálogo sobre a implementação do Novo Ensino Médio. Agora, conhecemos a Escola Rural Luiz Gonzaga, e a ideia é começar a implantar os cursos na instituição estadual. Nós já temos os cursos organizados e os alunos poderão escolher o que almejam estudar. O Instituto Federal do Acre está esperançoso e acreditando que essa será uma parceria que dará certo”, ressaltou Joel Bezerra.

Ainda de acordo com o diretor geral do campus Xapuri, a ideia é de que os cursos sejam ofertados em outras escolas e municípios. Exemplo disso, é a Escola Estadual Belo Porvir, que prevê a implementação do Novo Ensino Médio para o ano letivo de 2022. Durante a visita, o diretor da unidade, Ícaro Olegário, manifestou interesse em ter os novos cursos para os estudantes.

Conforme previsto no acordo de cooperação, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes é responsável por ofertar os espaços físicos e o Ifac por ministrar os cursos.

De acordo com a coordenadora geral do Núcleo de Educação de Epitaciolândia, Rosimari Ferreira, a parceria com o Ifac irá contribuir para melhora do currículo dos alunos. “Estou muito feliz em presenciar essa parceria. Nossos alunos terão, por meio desses cursos, um norte para sua formação profissional e isso é muito significativo. Mostra o comprometimento da nossa educação estadual com a qualidade de nossos estudantes”, finalizou.

(Informações e Imagem: https://www.sentineladafronteira.com.br)