Reitoria

Representantes de grêmios estudantis se reúnem com a reitora

publicado: 16/02/2021 18h39, última modificação: 16/02/2021 19h27
Lideranças dos campi estiveram com a gestora e com o diretor de Assistência Estudantil na sexta-feira, 12, para tratar de ações do instituto e demandas da comunidade escolar
reitora-dsaes-gremios1.jpeg

Na sexta-feira (12.02), às 10h30, a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos e o diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes se reuniram com representantes dos estudantes para falar sobre as ações realizadas e ouvir as demandas dos discentes. A participação das lideranças estudantis ocorreu presencialmente e também de forma virtual, pela internet.

Na reunião com os representantes dos alunos do ensino médio, a presidente do grêmio do campus Rio Branco, Clara Tavares esteve presencialmente na reitoria. Participaram virtualmente, os representantes Andreilson Ferreira, Paulo Henrique Mello, Juliane Cacau, Jefte dos Santos e Alexsander Lima.

A reitora iniciou a reunião desejando que todos estejam bem e prestando solidariedade aos que sofreram perdas devido à pandemia de Covid-19. Ela explicou que a reunião era um momento para atualizar a comunidade estudantil sobre as ações que vem sendo realizadas pelo Ifac, além das iniciativas com relação ao retorno das aulas presenciais após a pandemia, com todas as adequações necessárias para a segurança de alunos e servidores.

A reitora esclareceu sobre a portaria publicada no final de 2020 que previa o retorno das aulas presenciais em março deste ano, caso existissem condições adequadas. Ela afirmou que devido a situação atual da pandemia e com o ritmo de vacinação ainda não será possível o retorno das atividades presenciais de forma segura para todos.

Só será possível retornar com as aulas presenciais quando tivermos pelo menos 70 a 80% da população vacinada, e mesmo com a vacinação, ainda teremos que adequar a estrutura de funcionamento da instituição, o que já estamos nos antecipando”, informou a gestora.

Assistência Estudantil

A reitora falou sobre as ações para garantir o acesso dos alunos às aulas de forma remota. Uma das iniciativas em andamento é a aquisição de mais de 800 chromebooks, modens e pendrives que serão emprestados para os alunos. Também serão providenciados kits com produtos de higiene para entregar aos estudantes quando houver o retorno das atividades presenciais.

O diretor de Assistência Estudantil falou sobre os editais lançados em 2020 como o auxílio permanência, monitoria e auxílio emergencial, além do projeto Alunos Conectados que já distribuiu 800 chips com acesso à internet.

Ele esclareceu que para iniciar as ações de 2021 é necessário a aprovação do orçamento na esfera do Governo Federal. A previsão é que o orçamento seja aprovado até maio, quando o Ifac terá custeio para novas ações.

Um dos pontos discutidos na reunião foi o número de inscrições indeferidas nos editais. Isso vem ocorrendo porque alguns alunos ainda tem dificuldade com o envio da documentação. O diretor da Dsaes enfatizou sobre a necessidade de mais atenção na hora de realizar a inscrição nos editais.

reitora-dsaes-gremios2.jpg

Dúvidas dos estudantes

A estudante Clara Tavares questionou a respeito dos e-mails institucionais criados para os alunos, que apesar da ampla divulgação, muitos não tiveram acesso à ferramenta ou tiveram dificuldades para acessá-la. Ela sugeriu que o setor responsável entre em contato com os estudantes por meio do painel de aviso do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa). A reitora garantiu que tomará as providências necessárias.

O estudante Alexsander Lima perguntou se havia alguma orientação sobre a quantidade de alunos em atividades presenciais e online. Ele também quis saber sobre a realização de cerimônias de formatura.

A reitora respondeu que o Ifac publicou no site um documento com os protocolos de biossegurança com todas as informações acerca dos cuidados para a participação de atividades presenciais nos campi e que essa medida é uma preparação para quando as aulas presenciais forem retomadas. Sobre as formaturas, ela garantiu que estão sendo realizadas de forma virtual desde 2020.

Ainda foram informadas pelas lideranças estudantis dificuldades na utilização do Sigaa, especialmente no aparelho celular. A reitora explicou que antes da pandemia, o sistema era menos utilizado e com o uso mais frequente, é natural que surgisse a necessidade de aprimoramento. Ela afirmou que o setor de Tecnologia da Informação vai trabalhar para melhorar o sistema, conforme a demanda enviada pelos estudantes. “Peço que os alunos, através dos representantes, levantem os problemas técnicos no sistema e nos informem para resolvermos”, disse a reitora que garantiu que os discentes não podem ser prejudicados por conta de problemas do sistema.

Outras questões levantadas pelas lideranças estudantis foram dúvidas sobre valores das bolsas, quantidade de vagas nos editais por campus, o calendário letivo e conclusão curso médio para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todas as demandas foram esclarecidas durante a reunião.

Ao final da reunião, a reitora afirmou que aquela era apenas uma conversa inicial e agradeceu a participação de todos. Ela reforçou que não apenas a reitoria, mas as direções dos campi estão sempre abertas para dialogar com os estudantes.

A presidente do grêmio do campus Rio Branco declarou que a reunião foi muito positiva. “Para nós essa oportunidade é fundamental, por ser um momento de saber o que vem sendo feito pelos alunos e ao mesmo tempo expor as preocupações que temos quanto ao cenário. Reafirmarmos nosso compromisso de trazer as dificuldades dos estudantes para a gestão, principalmente no período que vivemos, contribuindo para o melhoramento da instituição”.