Campus Rio Branco

Ifac integra regional da Sociedade de Educação Matemática

publicado: 05/01/2021 18h29, última modificação: 07/01/2021 19h36
Esta é a primeira vez que um servidor do Ifac faz parte da diretoria. Posse foi realizada no dia 14 de dezembro
vice_presidente_matematica.jpg

O docente Paulo José Pereira, do Instituto Federal do Acre (Ifac) tomou posse como vice-diretor da regional Acre da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/AC) em cerimônia realizada no dia 14 de dezembro de 2020. O professor lotado no campus Rio Branco é o primeiro do Ifac a assumir uma cadeira na diretoria regional. O acadêmico de Licenciatura em Matemática do Ifac, Salomão Tiago de Araújo também faz parte da diretoria como primeiro suplente.

Quem assumiu o cargo de diretor regional foi o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Gilberto Alves de Melo. A diretoria foi eleita para o triênio 2021-2023.

presidente_matematica.jpg

O presidente da SBEM Nacional, Marcelo Barral desejou sucesso a nova gestão, destacando a importância das regionais por promoverem o diálogo com a sociedade, professores e futuros professores, além de atividades com as escolas, universidades e institutos.

O diretor regional eleito, Gilberto Alves de Melo, explicou sobre o percurso para reativar a regional, “tendo em vista que havia um bom tempo que estava desativada”, disse. Ele comentou sobre a participação do Acre em eventos nacionais e da realização de três feiras estaduais de matemática e uma nacional, em 2018. O diretor eleito ainda ressaltou a importância de ampliar as ações na área da Educação Matemática a fim de fortalecer e ampliar a formação continuada e inicial de professores.

O professor Paulo José Pereira destacou a importância do professor Gilberto como sendo um baluarte da educação matemática no estado e que estava preparado para assumir essa importante função na diretoria regional. O vice-diretor eleito garantiu que a diretoria nacional poderia contar com o alinhamento da regional nas ações e falou da importância de participarem dos eventos promovidos pela SBEM no âmbito nacional. Por fim, ele defendeu a realização do Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem) no Acre.

Educação Matemática

A SBEM tem como finalidade ampla buscar meios para desenvolver a formação matemática de todo cidadão do país. Para isso, ela congrega profissionais e alunos envolvidos com a área de Educação Matemática e com áreas afins e procura promover o desenvolvimento desse ramo do conhecimento científico, por meio do estímulo às atividades de pesquisa e de estudos acadêmicos.

Entre os planos futuros da diretoria regional eleita estão a atualização do Regimento da SBEM/AC; a ampliação e fortalecimento de parcerias, promover ações de formação e a realização do I Encontro Acreano de Educação Matemática em 2022. A diretoria ainda tem o plano de dar continuidade a realização da Feira Estadual de Matemática e estimular a implantação de feiras municipais.

Para mais informações sobre a SBEM e filiação, acesse: http://www.sbembrasil.org.br