Campus Tarauacá

Docentes do Ifac publicam capítulo sobre ensino remoto na pandemia

publicado: 04/01/2021 16h29, última modificação: 05/01/2021 11h36
Estudo apresenta ações do Ifac entre o início da suspensão das aulas e sua retomada em setembro de 2020. Leitura está disponível gratuitamente no formato de e-book
ensino_remoto_livro.jpg

Os docentes do campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac), Muller Padilha (Administração), Dion Alves (Administração), Clebson Lucas de Souza (Agronegócio) e Tayson Teles (Economia), publicaram um capítulo no livro “A Educação em Tempos de Pandemia: expectativas, realidade e desafios". A obra publicado pela Editora Mares (Selo Libroe), do Rio de Janeiro, está disponível gratuitamente no formato de e-book (clicando aqui).

O capítulo é intitulado “O Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto Federal do Acre (IFAC) em tempos de Pandemia de COVID-19: ações, desafios, possibilidades, limitações e perspectivas”. No texto, os autores descrevem os principais eventos e ações ocorridos no Ifac entre o início da suspensão das aulas por conta da Pandemia de Covid-19 e o dia 14 de setembro de 2020, quando o IFAC deliberou por retomar as aulas de forma remota. O estudo tem como foco os atos normativos em relação à Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

ensino_remoto_autores.jpg

Segundo o professor Muller Padilha, o objetivo do texto é refletir descritivamente sobre as ações do Estado brasileiro em solo acreano, por meio do Ifac, em benefício da EPCT em tempos de Pandemia de Covid-19. “Ao problematizarmos sobre as ações estatais ligadas ao implemento de um ensino remoto em tempos de Covid-19 nas instituições da Rede Federal de EPCT, temos a possibilidade de refletir sobre nosso fazer docente, sobre nossas políticas, planos, projetos e programas de ensino, refletindo criticamente sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação [TICs] no Ifac”, explica.

De acordo com o professor Dion Alves, o texto tem o objetivo de divulgar à comunidade acadêmica e científica brasileira e acreana que o Ifac não ficou inerte frente a pandemia, tendo realizado vasto planejamento até a decisão de retorno de suas aulas em formato não presencial”.

O estudo também fala das ações realizadas pelo campus Tarauacá, conforme comenta um dos autores, o professor Tayson Teles: “Houve muitas ações no campus Tarauacá. Por exemplo, os Núcleos Docentes Estruturantes [NDEs] de todos os cursos do campus realizaram reuniões e construíram Projetos Pedagógicos de Cursos [PPCs] adaptados à situação da Pandemia de Covid-19; Para engajar os alunos e evitar que eles dispersassem e/ou desistissem, o campus Tarauacá passou a realizar várias lives semanais pelo YouTube e pelo Instagram, com convidados de diversas profissões, a fim de incentivar os alunos”.

Os autores fazem parte do Núcleo de Pesquisas em Gestão e Negócios do Acre (NUPEGEN-Acre), grupo fundado em 2019 pelo professor Tayson e que conta com a participação de docentes e técnicos de vários campi do Ifac.

“Escrevemos o texto acreditando numa reinvenção, na superação de toda essa fase de Pandemia de Covid-19. Pensamos que, aconteça o que acontecer em relação ao ensino durante a pandemia, no Ifac, devemos sempre refletir sobre se estamos fazendo nosso máximo para promover uma educação pública, gratuita e de qualidade para nossos aprendentes. Devemos, também, cobrar das autoridades públicas na área da educação federal políticas públicas efetivas, ações práticas que nos ajudem enquanto professores, técnicos e estudantes nesse momento. Por certo, avaliamos que o Ifac está de parabéns em relação as suas ações. Percalços sempre vão existir, mas o importante é não ficarmos parados, garantindo, sempre, a saúde de todos nós, mas também nosso direito ao trabalho e à educação. Nesse contexto, a palavra da vez, na relação docente/técnico-aluno, é empatia. Devemos compreender as dificuldades de nossos alunos e entender que tudo é novo para eles também. Juntos, venceremos”, finaliza o professor Tayson.