Docente do Ifac organiza livros com pesquisadores de várias instituições

publicado: 22/07/2021 12h56, última modificação: 22/07/2021 12h56
Obras também contam capítulos autorais de professores do Instituto Federal do Acre
livros_prof_tayson_1.png

O docente do Instituto Federal do Acre (Ifac), Tayson Ribeiro Teles, é organizador de dois livros recentemente publicados pelas editoras Mares e Bagai. As obras, que estão disponíveis gratuitamente para leitura, contam com textos de pesquisadores de várias instituições do país. Além disso, o docente também possui capítulo de sua autoria em cada uma das publicações.

O livro Literatura, Linguística e Análise do Discurso: teorias, análises e perspectiva conta com 431 páginas e agrupa 14 estudos multi, inter e transdisciplinares que se relacionam com as literaturas, linguagens, linguística, sociolinguística e com a análise do discurso.

Clique aqui e para acessar o livro Literatura, Linguística e Análise do Discurso

De acordo com Tayson Ribeiro, a obra pretende ser um elemento de colaboração nos/para os estudos das letras, culturas, das língua(gens), identidades, literaturas. “Escrever, para os autores, por certo, é/foi uma terapia, um refúgio, um consolo, uma libertação, um aprendizado, uma luta, um ativismo, uma (re)volta. Para os eventuais leitores, esperamos que seja uma esperança, um fôlego, uma descoberta, um achado, um encontro, uma felicidade, uma crítica, um diálogo”.

tayson.jpg

Já o livro Língua(gens), Literaturas, Culturas, Identidades e Direitos Indígenas no Brasil: análises, reflexões e perspectivas tem 184 páginas e foi publicado pela Editora Bagai. A obra reúne 15 estudos que abordam perspectivas multitemáticas relacionadas a questões indígenas e linguagem. A publicação conta com estudos linguísticos sobre linguagens e línguas indígenas brasileiras, estudos sociológicos, biológicos/ecológicos, políticos e antropológicos sobre culturas/sociedades/comunidades, identidades, tradições, vivências e outras perspectivas de povos indígenas brasileiros, estudos sobre as representações dos indígenas na literatura brasileira, análises de produções literárias/acadêmicas de escritores/pesquisadores indígenas, textos que relacionam os povos indígenas à educação no Brasil, descritivos sobre os direitos específicos dos povos indígenas atuais, bem como sobre processos históricos, pretéritos e contemporâneos, de luta por tais direitos e pela sua efetivação.

Clique aqui para ler o livro Língua(gens), Literaturas, Culturas, Identidades e Direitos Indígenas no Brasil

Sobre este livro o professor comenta que seu objetivo como organizador foi de defender a promoção e a proteção do direito à liberdade dos povos indígenas. “Acredito na força dos indígenas enquanto integrantes da origem de todos nós brasileiros. Falar/escrever sobre eles é imprescindível. A obra conta com autores de diversas regiões do Brasil e, embora por focos diferenciados de cada autor(a), tem uma essência una, que é, por meio da escrita e da denúncia acadêmica, a luta por uma maior valorização e um maior respeito das/às culturas indígenas brasileiras”.

No livro Língua(gens), Literaturas, Culturas, Identidades e Direitos Indígenas no Brasil: análises, reflexões e perspectivas, os professores do Ifac, Dion Alves de Oliveira (campus Rio Branco) e Muller Padilha Gonçalves (campus Tarauacá) contam com capítulos autorais sobre o uso de metodologias ativas de ensino para indígenas no Acre.