REITORIA

Ifac recebe homenagem da Região Escoteira do Acre

publicado: 06/08/2021 19h31, última modificação: 06/08/2021 19h49
Certificado e medalha Gratidão Bronze da Diretoria Executiva Nacional são entregues durante homenagem realizada no Dia do Chefe Escoteiro
Escoteiro.JPG

No Dia do Chefe Escoteiro, comemorado nesta sexta-feira (06/08), membros da diretoria da Região Escoteira do Acre prestaram homenagem ao Instituto Federal do Acre (Ifac) e à reitora Rosana Cavalcante dos Santos, com as entregas do Certificado e da Medalha Gratidão Bronze, por relevantes serviços prestados à União dos Escoteiros do Brasil..

A homenagem ocorreu na reitoria do Ifac, com a participação dos chefes escoteiros Wemerson Fittipaldy de Oliveira, diretor-presidente da Região Escoteira do Acre, Florêncio Luís Poersch, diretor-vice-presidente, Lucas Ramon Cruz Barros, diretor de Gestão de Adultos, e Cleudo Cavalcante da Mota.

Wemerson Fittipaldy é servidor da instituição, e foi diretor geral do campus Rio Branco, no Quadriênio 2016/2020. Ele destacou que a parceria com o Ifac acontece muito antes de ser diretor e iniciou com a posse da reitora Rosana Cavalcante. “As entregas do certificado e da medalha é uma forma de agradecer ao Ifac pelo apoio e parceria nos últimos cinco anos”.

Escoteiro (2).JPG

O diretor Geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, representando os diretores gerais das unidades do Ifac, acompanhou a homenagem e se colocou à disposição para continuar a parceria.

Na ocasião Wemerson Fittipaldy explicou que o certificado está pronto desde março de 2020, quando a Diretoria Executiva Nacional agradeceu às instituições que têm contribuído com a União dos Escoteiros do Brasil, mas devido a pandemia da Covid-19, a diretoria aguardou um momento mais propício para a homenagem, seguindo os protocolos de biossegurança.

Antes das entregas do certificado e da medalha, o chefe escoteiro explicou o que é o Movimento Escoteiro, criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. “Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional”.

No acre, com a parceria do Ifac, segundo Wemerson Fittipaldy, foram realizadas várias ações no campus Rio Branco, e também no campus Xapuri, dirigida pelo prof. Joel Lima. “Devido a estas atividades, que deram visibilidade à Região Escoteira do Acre, conseguimos trabalhar com crianças e adultos, realizar reuniões, congressos e assembleias gerais, além de acampamentos”.

Escoteiro (1).JPG

Wemerson Fittipaldy disse que, como presidente da Região Escoteira do Acre, espera continuar com esta parceria. “A parceria com o Ifac tem sido muito importante para que o escotismo acreano chegasse onde está. Em 2019, por exemplo, chegamos a mais de 400 associados no Acre, e o Ifac contribuiu para que atingíssemos este número que é um marco para nossa região”.

Parceria

Durante a homenagem, os chefes escoteiros fizeram questão de agradecer a parceria, a exemplo do chefe escoteiro Cleudo Cavalcante da Mota, que afirmou estar feliz com a homenagem realizada ao Ifac. “Compreendemos ser importante essa parceria com o Ifac, pois a reitora Rosana Cavalcante tem uma visão de futuro, quando apoia iniciativas como o Movimento Escoteiro”.

Já o diretor-vice-presidente Florêncio Poersch disse que o Ifac tem sido parceiro e espera a ampliação das ações. “Acreditamos que esta parceria pode ser ampliada, com benefícios para a região. Vamos continuar trabalhando juntos, pois o Ifac é uma instituição importante no Estado e tem contribuído muito com o nosso Movimento”.

Escoteiro (4).JPG

Ao final da homenagem a reitora Rosana Cavalcante agradeceu aos chefes escoteiros e destacou que é uma honra receber, em nome da instituição, o reconhecimento do Movimento Escoteiro. “Em nome do Ifac agradeço a homenagem e vamos continuar com esta parceria. Vamos, inclusive, ampliar nosso apoio, através de projetos de extensão, que a diretoria Escoteira do Acre deverá apresentar ao Ifac”.

Rosana Cavalcante disse que a parceria pode ser estendida para o campus Avançado Baixada do Sol, que terá uma área apropriada para grandes eventos, inclusive acampamentos, após a reforma na antiga Escola da Floresta. “O diretor Sérgio Flórido, do campus Baixada do Sol, está coordenando a reforma que vai oferecer espaços apropriados para eventos. E com certeza dará apoio às ações da diretoria da Região Escoteira no Acre”.