Campus Rio Branco

Neabi do campus Rio Branco prepara a Quinzena da Mulher Negra

publicado: 23/07/2021 20h35, última modificação: 23/07/2021 20h35
Evento começa na segunda-feira, 26, às 19h e vai discutir “Legislação, Direitos Humanos e Empreendedorismo”
mulher_negra_neabi_rio_branco.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Rio Branco realizará a Quinzena da Mulher Negra a partir do dia 26 de julho, pelo Youtube, com o tema “Legislação, Direitos Humanos e Empreendedorismo”. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) com o Coletivo de Mulheres e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Inscreva-se para o evento

Acesse o link no YouTube

O evento será realizado em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, data também conhecida como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, celebrado em 25 de julho. A data instituída no Brasil pela Lei nº 12.987/2014 é uma forma de reconhecer a força dessa liderança quilombola, que resistiu à escravidão junto a comunidade negra e indígena por quase duas décadas.

Programação

O evento começa na segunda-feira, dia 26, com a cerimônia de abertura, a partir das 19h, com leitura de poesias da poeta Cecília Ugalde e apresentações musicais do Slam das Minas e do grupo Moças do Samba e presença da reitora do Ifac, Rosana C. dos Santos. Em seguida, será realizada a mesa redonda com o tema “Direitos humanos e a rede proteção de mulheres à violência doméstica” com participação da desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, Eva Evangelista.

Na terça-feira, 27, o tema será o “Empreendedorismo e empoderamentocom participação da fundadora do Coletivo Elas Fazem acontecer - Acre, Lidiane Cabral e da técnica de enfermagem e cabeleireira, Francisca Feitosa.

No dia 28, quarta-feira, a mesa redonda será sobre “Racismo/Violência estrutural”, a partir das 9h30. A atividade terá a participação da assistente social Sandra Amorim, do Núcleo de Assistência ao Estudante do campus Rio Branco.

Na quinta-feira, 29, às 19h30, a Quinzena da Mulher Negra vai abordar o tema “A importância da Lei Maria da penha no âmbito escolar” com a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social, Isnailda Gondim.

A cultura negra será o tema do quinto dia de evento, na sexta-feira, 30, a partir das 16h20. A atividade terá participação de integrantes do Slam das Mina e Garotas do Samba. Em seguida, será realizado um minicurso de maquiagem com a Mayara Montenegro.

No mesmo dia, também acontece a mesa com o tema “Cartas de esperança”, baseada nas cartas de Esperança Garcia, a primeira advogada negra do Piauí, que será apresentada pela ex-secretária Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Prefeitura Municipal de Rio Branco, Lucia Ribeiro.