Conselho Nacional da Rede Federal

Conif realiza debate sobre Programa Nacional do Livro Didático

publicado: 28/06/2021 14h50, última modificação: 29/06/2021 12h54
Evento será realizado nesta terça-feira (29.06) e transmitido pelo canal oficial Conselho, a partir das 17h30 (horário de Brasília)
imagens_novo_portal.png

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) recebe, nesta terça-feira (29.06), a pesquisadora Marise Ramos, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para um debate sobre o Programa Nacional do Livro Didático 2021 (PNLD). O encontro será virtual e transmitido no canal oficial do Conselho, a partir das 17h30 (horário de Brasília e 15h30 local).

O “PNLD 2021 em Debate” está sendo organizado no âmbito do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conif e também terá a participação do professor Rogério Justino, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A mediação do encontro será realizada pela reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e coordenadora da Câmara de Ensino do Conselho, Maria Leopoldina Veras.

Ricardo Cardozo, coordenador do FDE, afirma que o debate sobre o PNLD é de suma importância para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, principalmente quanto à pertinência da escolha dos livros didáticos que devem ser adotados nas instituições, haja vista as críticas da Rede à Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). “Esse diálogo antecede um momento importante que é a escolha dos livros didáticos das instituições e é preciso fazer isso a partir de uma grande reflexão e análise sobre o PNLD e o projeto de Ensino Médio Integrado defendido nas Diretrizes Indutoras do Ensino Médio Integrado aprovados pelo Conif em 2018 e da Análise da Resolução CNE 01/2021 e Diretrizes para Fortalecimento da EPT na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aprovado em abril desse ano.

Palestrantes

Marise Ramos – Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, atuando como pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, ensino médio, ensino técnico, reforma da educação profissional e reforma educacional.

Rogério Justino – Graduado em História e Pedagogia, Mestre em Educação pela universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor da Educação Básica a 23 anos, com experiência na gestão e produção de materiais didáticos. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa: Estudos comparados sobre o ensino médio e seus exames: repercussões nos currículos e nos projetos de vida de jovens, com especial atenção exame nacional Chinês, GaoKao e Enem no Brasil. É professor de História no Campus Cristalina e Coordenador do Ensino Técnico na Reitoria do IF Goiano.

Maria Leopoldina Veras – Possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) desde 2007. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, Formação de Professores e Química dos Produtos Naturais.

(Texto: Assessoria de Comunicação do Conif | Foto: Arquivo/IFMG)