Notícias

Pró-Reitoria de Extensão

Participe da consulta pública sobre curricularização da extensão

publicado: 02/06/2021 20h31, última modificação: 02/06/2021 20h32
As contribuições para a minuta poderão ser feitas pela comunidade até o dia 07 de junho; para participar é preciso realizar cadastro na Plataforma Participa + Brasil
24381f9c-4435-4633-b8f6-82dc64fdcc3f.png

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) está realizando consulta pública sobre o Regulamento da Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do Instituto Federal do Acre (Ifac). As contribuições para a minuta poderão ser feitas pela comunidade até o dia 07 de junho. 

Para participar da consulta é preciso fazer um cadastro no endereço da Plataforma Participa + Brasil e seguir o passo a passo. Em seguida, basta acessar a minuta do regulamento e propor as contribuições. 

Clique aqui para se cadastrar na Plataforma Participa + Brasil

Acesse aqui e saiba mais informações sobre o regulamento

A consulta pública visa promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão, sendo uma forma da sociedade participar da tomada de decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas. 

A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação, indissociáveis do ensino e da pesquisa, com o objetivo de transformação social e impacto na formação dos estudantes, por meio de ações de extensão desenvolvidas por estudantes orientados por docentes, junto à comunidade externa aos campi do Ifac, nas regiões onde atuam. 

Este regulamento tem por finalidade atender à meta 12.7 da Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que estabelece “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. 

A Curricularização da Extensão deve seguir as diretrizes para a Extensão na Educação Superior estabelecidas pela Resolução no 7, de 18 de dezembro de 2018.  Extensão constitui-se em um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições e a sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

(Informações: Pró-Reitoria de Extensão)