Campus Tarauacá

Campus Tarauacá conclui duas turmas do curso remoto de Libras

publicado: 17/03/2021 15h49, última modificação: 17/03/2021 15h49
Aulas ocorreram entre outubro e dezembro de 2020, pela primeira vez, de forma não presencial devido à pandemia
libras_remoto.jpg

Imagens: Mesezabeel Rodrigues/ arquivo pessoal

O Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Tarauacá concluiu a formação de duas turmas em cursos básicos de Língua Brasileira de Sinais que foram ofertados, pela primeira vez, na modalidade remota. As aulas ocorreram no período de 5 de outubro até 11 de dezembro de 2020. O curso de Libras Básico para Iniciantes teve 25 concluintes e o Libras sico vel II contou com 19 concluintes.

Os cursos foram divulgados no início de 2020, recebendo inscrições ainda em março. Contudo, com a pandemia de Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas em todo o Ifac e o projeto não pode ser iniciado na data prevista. Dessa forma, os cursos foram adiados para o segundo semestre com a oferta de aulas na modalidade remota.

A coordenadora do projeto e professora no curso, Mesezabeel Rodrigues, relatou as dificuldades enfrentadas inicialmente devido à pandemia e ao longo do curso, em virtude da instabilidade da internet no município.

libras_remoto1.jpg libras_remoto2.jpg

“Houve algumas dificuldades, pois, a princípio as aulas seriam na modalidade presencial, mas nos deparamos com a pandemia da Covid-19 e entramos em quarentena, sendo suspensas todas aulas e os projetos. No decorrer dessa quarentena, houve discussões para a retomada do projeto no segundo semestre na modalidade remota. A partir disso, encontramos outras dificuldades como a oscilação da internet aqui em Tarauacá. Além disso, uma minoria dos alunos não tinham intimidade com a tecnologia, mesmo assim eles não deixaram de participar”, comentou.

Apesar dos desafios, a servidora elogiou as turmas e os alunos que se empenharam para concluir os cursos. “Fico satisfeita pelo sucesso do projeto, pois foi abraçado por todos os alunos que estavam ansiosos pelo início das aulas”, concluiu.

Os cursos fazem parte dos projetos de extensão do campus Tarauacá e tem o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).