Conselho Superior do Ifac

Eleição Consu: servidores votam nos dias 18 e 19 de março

publicado: 17/03/2021 19h01, última modificação: 17/03/2021 19h03
Devido a pandemia, a eleição será realizada na modalidade online, por meio do sistema Helios Voting
consu_votacao_materia.png

A votação para eleger os novos representantes do Conselho Superior do Instituto Federal do Acre (Consu/Ifac) começa nessa quinta-feira (18.03). Nessa primeira fase, apenas docentes e técnicos administrativos participam da eleição. O prazo para votar nos candidatos se encerra no dia 19 de março, às 23h59.

Devido à pandemia, a votação será realizada na modalidade online, por meio do sistema eletrônico Helios Voting. O link para acesso à plataforma será encaminhado via e-mail para servidores e docentes.

Votação

Para votar, os servidores deverão utilizar as informações recebidas por e-mail: id do eleitor, senha e link da eleição.

Feito o login, o votante será redirecionado à página inicial do sistema, que contará com informações sobre a votação. Na sequência, deve clicar no botão 'INICIAR.

O próximo passo é a escolha do candidato. Nessa fase, os técnicos administrativos somente poderão votar em TAEs, e os professores somente poderão escolher docentes. Feito isso, o votante deverá clicar em 'PRÓXIMO PASSO' .

Nessa etapa será possível revisar as escolhas de voto e caso esteja tudo correto, o servidores deverão clicar novamente no botão 'PRÓXIMO PASSO'. Porém se desejar alterar o voto, será preciso clicar no link ''ALTERAR' para que a tela retorne à página de votação com todos os candidatos disponíveis para nova escolha.

Após a escolha do candidato, será preciso clicar no item 'DEPOSITAR CÉDULA NA URNA' e na sequência apertar 'CONFIRMAR' para que o voto seja computador.

O sistema Helios Voting permite que votante deposite cédulas na urna quantas vezes desejar. Porém, somente a última cédula depositada é a que será contabilizada na apuração da urna. Todas as cédulas anteriores serão descartadas.

Próximas votações

Conforme cronograma, a primeira fase da votação para eleição dos novos representantes do Consu/Ifac acontecerá em dois momentos. Entre os dias 18 e 19 de março, os servidores irão escolher seus representantes.

Já nos dias 30 e 31 de março, será o momento dos estudantes e egressos participarem da votação. Essa etapa também será realizada na modalidade online e pelo sistema eletrônico Helios Voting.