Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Ifac aprova alterações no Planejamento Estratégico

publicado: 23/03/2021 15h14, última modificação: 23/03/2021 15h15
Foram propostas mudanças nos indicadores e objetivos estratégicos
logo_ifac.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da 3ª Reunião de Avaliação Estratégica (RAE), aprovou diversas alterações no Planejamento Estratégico da instituição. O encontro, que foi realizado no dia 04 de março, contou com mudanças nos indicadores estratégicos, como também sugestões de mudanças em objetivos estratégicos.

Conforme explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Ubiracy Dantas, o Planejamento Estratégico do Ifac é um instrumento que foi instituído a partir de uma construção coletiva, tendo participação de toda a comunidade acadêmica e representantes da sociedade em geral.

“O Planejamento Estratégico do Ifac foi elaborado a partir da metodologia Balance Scorecard (BSC), que consiste em construir a identidade da instituição, estabelecendo sua missão, construindo sua visão de futuro alicerçada em seus valores. Nesse sentido, o Ifac construiu seu Planejamento Estratégico com 18 objetivos estratégicos, dispostos em quatro perspectivas (sociedade, processos, infraestrutura e pessoas e orçamento)”.

mapa_estrategico_ifac.png

Alterações e aprovação

Durante a 3ª Reunião de Avaliação Estratégica foram apresentados os status dos indicadores estratégicos do Ifac, além da proposta de alteração de cada indicador. As modificações, segundo Ubiracy Dantas, têm como base o processo de revisão conduzido pela Prodin junto a cada unidade do Ifac. “Após essa explanação, foram apresentadas as propostas de alteração de alguns objetivos estratégicos e por fim o status do portfólio de projetos do Ifac, como também o planejamento da instituição”.

Ainda de acordo com o pró-reitor da Prodin, as alterações dos indicadores foram importantes de vido à necessidade de adequação para uma nova realidade. “A exclusão e alteração de alguns indicadores foi necessária devido a impossibilidade de mensauração. É importante destacar que todas as propostas de alteração foram aprovadas por unanimidade pelo Colégio de Dirigentes e seguirão para consolidação da Prodin, com exceção das alterações propostas nos objetivos estratégicos que, pela metodologia, deverão ser submetidas à comunidade acadêmica e sociedade em geral”.

Ubiracy Dantas destaca ainda a importância do processo de revisão periódica do Planejamento Estratégico e demais instrumentos de planejamento da instituição. “O mundo é dinâmico e precismos nos adequar aos cenários que não previmos no diagnóstico feito em 2016 e focar naquilo que é real hoje”.

Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional

Além do Planejamento Estratégico, o Ifac também conta com o Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI), que é um intrumento de planejamento de médio prazo, construído de forma coletiva e alinhado ao planejamento estratégico.

“Através do desmembramento dos objetivos estratégicos em objetivos de contribuição para cada campus, pró-reitoria e diretoria sistêmica, o PDI nos auxilia a perceber os compromissos assumidos perante à sociedade em cada instrumento de planejamento institucional”, explica Ubiracy Dantas.

Junto ao PDI, os objetivos são dispostos em perspectivas, pois o BSC faz o balanceamento de um conjunto de medidas estratégicas que traduzem o entendimento da instituição para os verdadeiros resultados institucionais. Portanto, a necessidade de escolhas de índices mínimos e suficientes para direcionar a instituição no rumo certo é um fator crítico para seu sucesso.