Notícias

REITORIA

Reditec com inscrições abertas para servidores e estudantes

publicado: 28/11/2021 17h40, última modificação: 30/11/2021 12h19
A Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2021 acontece de 29/11 a 2/12 em Brasília
BannerMateria_Reditec_Padrao3.png

Servidores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica podem participar da 45ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Para receber certificado de participação é necessário se inscrever pelo site https://www.even3.com.br/reditec2021/ e após o evento responder à avaliação.

A Reditec acontece no período de 29 de novembro a 2 de dezembro, em formato híbrido — presencial em Brasília e virtual pelo canal do YouTube TVIFB do Instituto Federal de Brasília (IFB), instituição que neste ano coordena a programação. 

O tema da Reditec 2021 é "Reaprender, Reconectar e Reintegrar — o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo".  A programação é composta por mesas em eixos temáticos intercaladas com relatos de experiências exitosas, atrações musicais, depoimentos de ex-alunos e lançamento de publicações da Rede Federal.

A 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) terá a sua abertura oficial na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. Quem vai proferir a palestra especial, com o tema “O futuro depende de nós” será o teólogo, filósofo, escritor e professor universitário Leonardo Boff.

Arte.jpeg

A atividade acontecerá às 17h do dia 30 de novembro e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFB no YouTube, a TV IFB. Um pouco antes da palestra de Leonardo Boff, acontece a cerimônia Oficial de Abertura da 45ª REDITEC, às 16h.

A mesa de abertura contará com a presença do ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; do secretário da Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana; do presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Zilmar Rodrigues de Souza; da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Sônia Regina de Souza Fernandes e da reitora do IFB, Luciana Massukado.

Quatro eixos norteiam debates na 45ª Reditec

A 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) terá como tema "Reaprender, Reconectar e Reintegrar – o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo".

Nesta edição de 2021, os debates são traçados em torno de quatro eixos de discussão: Educação transforma vidas; O novo mundo do trabalho; O Congresso Nacional na Defesa da Educação Profissional; e Cuidar de si, cuidar do outros, cuidar de nós.

Cada um desses eixos será tema de debates em mesas, que serão compostas por reitores dos Institutos Federais, além de profissionais e pesquisadores especialistas na temática em questão.

As mesas estão concentradas na quarta e quinta-feira, 1° e 2 de dezembro, com debates às 10h e 16h e terão transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFB no YouTube, a TV IFB.

Acesse aqui o site do evento

Confira, abaixo, os dias, horários e participantes confirmados nas mesas de debates dos quatro eixos de discussões.

1º de dezembro (quarta-feira)

10h

EIXO 1 “Educação transforma vidas — Pensando o ensino de transição que recupere a aprendizagem, que resgate, acolha e cuide do estudante”

Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV — José Henrique Paim

Secretário de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e vice-presidente do CONSED — Getúlio Marques Ferreira

Reitora do IF Catarinense — Sônia Fernandes

Mediação - José Arnóbio - Reitor do IFRN

16h

EIXO 2 “O Novo Mundo do Trabalho — Qual o papel da educação profissional e tecnológica na reconstrução das economias locais, regionais, nacionais e global?”

Gustavo Peltzer, Instituto Nacional de Educación Tecnológica da Argentina e membro do Mercosul Educacional

Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Superiores de Portugal

Leopoldina Veras, reitora do IF Sertão Pernambucano

Mediação - Jadir Pella - Reitor do IFES

2 de dezembro (quinta-feira)

​10h

EIXO 3 “O Congresso Nacional na Defesa da Educação Profissional — O Parlamento como parceiro e indutor de iniciativas de fortalecimento e desenvolvimento da educação”

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação — Deputado Federal Professor Israel (PV-DF)

Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia — Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG)

Mediação - Luciana Massukado - Reitora do IFB

​16h

EIXO 4 “Cuidar de Si, Cuidar do Outro, Cuidar de Nós — Vivemos tempos pandêmicos, em que mais do que nunca é necessário nos proteger e cuidar uns dos outros para seguir em frente”

Médica e pesquisadora da Fiocruz — Margareth Dalcolmo

Coordenador do Programa de Mudança de Hábitos e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP — Arthur Danila

Reitor do IF Fluminense — Jefferson Manhães

Mediação - Rosana Cavalcante dos Santos - Reitora do IFAC

​Confira a programação completa da REDITEC 2021

 

(Com informações da DICOM/IFB)