Congresso de Ciência e Tecnologia

publicado: 24/11/2021 15h12, última modificação: 24/11/2021 15h42
O evento segue até o dia 26 de novembro e está sendo transmitido no YouTube
9.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou as atividades do VI Congresso de Ciência e Tecnologia, na manhã desta quarta-feira (24.11). O evento, que faz parte do calendário acadêmico e científico da instituição, contou com a realização da cerimônia de abertura, lançamento de livros e palestras.

Clique aqui para assistir as primeiras atividades do VI Conc&t

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para a Amazônia”, o VI Conc&t segue até o dia 26 de novembro. Os interessados em participar das atividades ainda podem realizar inscrição gratuita, pelo site: https://eventos.ifac.edu.br/. Serão transmitidas mais de 25 atividades envolvendo as áreas de ensino, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia.

Abertura e Lançamento de Livros

Pelo segundo ano consecutivo, o VI Conc&t acontece em formato digital. A realização do evento nestes moldes se deve a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).

As atividades do Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac tiverem início com o Palco Cultural, sendo transmitido pelo Google Meet, que recebeu as apresentações do docente Jânio Teixeira, e do estudante Francisco Leandro (Léo do Hip Hop), ambos do campus Sena Madureira.

1.png   2.png

3.png   4.png

Na sequência, ocorreu a cerimônia de abertura do VI Conc&t, que contou com a participação da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e dos pró-reitores de Extensão (Proex), Fábio Storch de Oliveira, de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Jefferson Viana Alves Diniz, da pró-reitora substituta, Carmem Paola Torres Alvarez, e da diretora da Editora Ifac, Kelen Gleysse Maia Andrade.

Na oportunidade, foram lançadas quatro novas obras pela Edifac. Sendo elas: “Análise da efetividade de comunicação da rede social educativa Openredu em comunidades de prática”, do autor Jonas Francisco Ferreira; “Desenvolvimento rural na Amazônia Brasileira: determinantes, níveis e distribuição regional na década de 2000”, de autoria de Mário Sérgio Pedroza Lobão; “Clonagem de bambus nativos da Amazônia Sul-Ocidental”, do autor João Ricardo Avelino Leão; e “A aprendizagem baseada em problemas na forma de estudo de caso aplicada ao ensino na educação profissional”, organizado por Cleilton Sampaio de Farias, Sara Silva e Patrícia do Nascimento Sá Dias.

Baixe aqui os livros lançados no VI Conc&t

5.png

Palestras

As primeiras palestras do VI Conc&t foram realizadas durante a manhã desta quarta-feira (24.11). As temáticas discutidas foram “A transversalidade da Ciência e Tecnologia para a Amazônia”, ministrada pelo professor José Pinheiro de Queiroz Neto, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e “Qualidade do Ensino: reflexões e perspectivas no contexto da educação pública brasileira”, realizada pela professora Ednaceli Abreu Damasceno, da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Clique aqui e assista as palestras

6.png   7.png

A partir das 13h45, o VI Conc&t retorna com as atividades. Para conferir a programação completa, acesse: https://web.ifac.edu.br/conct/programacao/.