Inscrições abertas para bolsistas no Programa de Residência Pedagógica

publicado: 02/12/2021 20h25, última modificação: 03/12/2021 16h15
Seleção é destinada aos estudantes dos cursos superiores do Ifac nos campi Cruzeiro do Sul e Rio Branco
noticia_ifac.jpg

O Instituto Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado para formação de cadastro de reserva de alunos para o Programa Institucional Residência Pedagógica. O edital é para prover alunos para os subprojetos Matemática e Física, do Campus Cruzeiro do Sul, e Matemática e Ciências Biológicas, do Campus Rio Branco.

O Programa de Residência Pedagógica é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e concede uma bolsa mensal com valor de R$ 400,00 aos alunos dos cursos de licenciatura selecionados. O candidato poderá ser convocado para atuar de forma voluntária, uma vez que das 30 vagas 06 vagas são para voluntários. Caso o candidato convocado para atuar no programa não aceite, será excluído do cadastro.

Clique aqui para acessar a página do edital

Podem concorrer no edital, os alunos matriculados em um dos cursos de licenciatura do Ifac na área e campus do subprojeto, que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam cursando a partir do 5º período. Além disso, o candidato deve declarar ter condições de dedicar 414 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica, com uma dedicação mensal mínima de 25 horas, compatível com o horário das atividades do projeto.

São atribuições dos residentes do Programa de Residência Pedagógica: desenvolver as ações definidas no plano de atividades do núcleo de residência pedagógica; elaborar os planos de aula sob orientação do docente orientador e do preceptor; cumprir a carga horária de residência estabelecida na Portaria Capes nº 259/2019; registrar as atividades de residência pedagógica em relatórios ou portfólios e entregar em prazo estabelecido pelo docente orientador; e participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do projeto colaborando com o aperfeiçoamento do programa.

Inscrições

As inscrições no processo seletivo devem ser feitas via e-mail no período de 30 de novembro a 06 de dezembro de 2021. Para isso, o estudante interessado deve enviar para proen.residencia@ifac.edu.br a ficha de inscrição (anexo I do edital) e toda a documentação descrita no edital.

A classificação se dará rigorosamente de acordo com a ordem de recebimento dos e-mail encaminhados pelos candidatos.

O resultado preliminar será divulgado no dia 08de dezembro, na página do edital. O Ifac não enviará comunicados e informações individuais aos candidatos. Portanto, Todos os comunicados serão disponibilizados no site oficial.

Em caso de eventuais dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, os candidatos poderão entrar em contato com a Coordenação Institucional da Residência Pedagógica, responsável pelo certame, no email: proen.residencia@ifac.edu.br.