Programa lança luz sobre o empoderamento feminino de estudantes da Rede Federal

publicado: 22/11/2021 19h04, última modificação: 22/11/2021 19h04
“Power4Girls – Empower to Lead” busca a formação de jovens meninas líderes. Estudantes do ensino médio têm até janeiro para se inscreverem
programa_girlpower.jpg

Fonte: site do Conif
A Embaixada dos Estados Unidos (EUA) publicou, nesta sexta-feira (19/11), o edital para seleção de estudantes da Rede Federal para participar do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”. As reitoras dos Institutos Federais do Acre (Ifac) e de Brasília (IFB), Rosana Cavalcante e Luciana Massukado, respectivamente, representaram o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na cerimônia de lançamento, que aconteceu virtualmente.

De acordo com o edital, o Programa “tem como objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI”. "Alavancar o empoderamento feminino é crucial para o enfrentamento dos desafios do nosso tempo. É por isso que os Estados Unidos estão comprometidos na ampliação de oportunidades para mulheres e meninas a nível nacional e internacional", destacou Todd Miyahira, Adido Cultural da Embaixada dos EUA no Brasil.

Para Rosana, que é membro da Câmara de Relações Internacionais do Conselho, não há dúvidas quanto a riqueza do Programa, que responde a aspectos relacionados ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização. “O programa dialoga com as linhas norteadoras do Conif no que diz respeito à formação de jovens líderes empreendedoras em uma perspectiva multicultural e cidadã”, disse.

“Nossa expectativa é que o Programa amplie o diálogo coletivo sobre temas relevantes para a comunidade global, como equidade de gênero, energias renováveis, empreendedorismo, cooperação para o desenvolvimento sustentável e fortaleça o papel das participantes na transformação de suas comunidades” completou.

As estudantes interessadas em participar devem encaminhar propostas até às 23h59 (horário de Brasília), do dia 9 de janeiro de 2022, por meio do site https://power4girls.com.br/sign-up. A divulgação das equipes selecionadas está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2022. O regulamento e todas as informações necessárias para participar da seleção estão disponíveis no Edital (disponível aqui).

Seleção – Podem participar estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país, que, em 2022, estejam cursando o Ensino Médio. Todas as equipes terão um (a) mentor (a) indicado (a) e treinado (a) pela coordenação do programa Power4Girls, ao longo de todo o processo, para apoiar as ações de ensino-aprendizado de todas as participantes.

O Edital selecionará até 20 equipes, cada uma delas compostas por até quatro alunas e um (a) professor (a) - orientador (a) voluntário (a), que deverão apresentar propostas criativas e inovadoras que ajudem a promover o bem-estar social. Nesta edição serão selecionadas propostas relacionadas ao tema Meio ambiente e Sustentabilidade. O Comitê responsável pelo Programa fará a avaliação dos projetos propostos e selecionará as 20 melhores ideias a serem desenvolvidas.

Assessoria de Comunicação do Conif