CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

VI Conc&t encerra primeiro dia com palestras e apresentações orais

publicado: 24/11/2021 20h16, última modificação: 24/11/2021 20h16
Evento segue até o dia 26 de novembro com transmissão pelo YouTube e Google Meet
noticia_ifac.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou as atividades do VI Congresso de Ciência e Tecnologia, na manhã de quarta-feira (24.11). O evento, que faz parte do calendário acadêmico e científico da instituição, contou com a realização da cerimônia de abertura, lançamento de livros, palestras, paineis, mesa redonda e apresentações de trabalhos científicos.

Clique aqui para assistir as atividades da tarde do dia 24 no VI Conc&t

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para a Amazônia”, o VI Conc&t segue até o dia 26 de novembro. Os interessados em participar das atividades ainda podem realizar inscrição gratuita, pelo site: https://eventos.ifac.edu.br/. Pelo segundo ano consecutivo, o VI Conc&t acontece em formato digital. A realização do evento nestes moldes se deve a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).

conct_dia24 (1).jpegAs atividades da tarde tiveram início com o Palco Cultural, transmitido pelo Google Meet, que recebeu a apresentação do servidor Nelson Santos, do Campus Rio Branco. Ele interpretou canções evangélicas à voz e violão.

Na sequência, ocorreu o painel sobre Acordos de parceria e Prestação de Serviços nos IFs, ministrado pela procuradora Federal/AGU na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ludmila Dias, com mediação da professora Herika Montilha Satrapa e do procurador Federal/AGU no Ifac, Breno Augusto Cavalcante da Fonseca.

Em seguida, foi realizada a mesa redonda com o tema “Integrar línguas e as diferentes áreas: caminhos rumo à internacionalização do Ifac”, mediada pela professora Cristiane das Neves. A atividade teve início com a exposição da pesquisadora Beatriz Gil, da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), sobre “Línguas para fins específicos e seus desdobramentos: a abordagem do Inglês para Fins de Publicação de Pesquisa”.

conct_dia24 (11).jpeg conct_dia24 (14).jpeg

O papel do ensino de Inglês em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio” foi o tema abordado na exposição da pesquisadora Luciana Moraes, da Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etec). E finalizando a mesa redonda, a pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Bruna Gabriela Vieira falou sobre “A complexidade inerente às linguagens: variação das convenções discursivas entre as disciplinas”.

conct_dia24 (17).jpegA programação de palestras do dia 24 foi encerrada com a apresentação feita pela professora Maria das Graças Alves Pereira (coordenadora) e Ricardo Pereira (coordenador adjunto) sobre o Comitê de Ética em Pesquisa do Ifac. A coordenadora do CEP/Ifac explicou da necessidade de se respeitar os direitos do participante da pesquisa, ponderar entre riscos e benefícios e que a pesquisa deve ter relevância social. Ela também explicou todo o procedimento para a submissão da pesquisa e os trâmites do processo na CEP e respondeu as dúvidas dos ouvintes ao final da palestra.

Paralelamente, por videoconferência no Google Meet aconteceram as primeiras apresentações orais dentro do XI Seminário de Iniciação Científica.

conct_dia24 (3).jpeg

O congresso continua nesta quinta-feira, 25, a partir das 7h45 com apresentações do Palco Cultural, oficinas e palestras. As apresentações orais dos seminários de pesquisa serão realizadas por videoconferência no Google Meet. A programação completa pode ser acessada em: https://web.ifac.edu.br/conct/programacao/.