COMITÊ COVID-19

Comitê de Prevenção à Covid-19 se reúne para deliberar novas ações

publicado: 20/10/2021 18h56, última modificação: 20/10/2021 19h05
Reunião foi realizada nesta terça-feira (19.10); encontro também discutiu retorno gradual das atividades acadêmicas
Foto base.png

O Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19, do Instituto Federal do Acre (Ifac), se reuniu nesta terça-feira (19.10) para deliberar novas ações envolvendo o retorno gradual das atividades presenciais dos servidores. O encontro também contou com a discussão de outras pautas, como a publicação de consulta pública sobre o retorno gradual das atividades acadêmicas.

Durante a reunião, os membros definiram a utilização do Protocolo de Biossegurança do Ministério da Educação (MEC), como documento que será seguido pela instituição, nesse momento de retorno das atividades presenciais.

“A construção do Protocolo de Biossegurança do Ifac foi muito importante, inclusive como ação realizada para orientação e prevenção à Covid-19. Porém é importante destacar que esse é um documento que necessita de constantes ajustes e por esse motivo, nesse momento, entendemos como necessário a utilização do Protocolo de Biossegurança do MEC para fins de parâmetro a ser seguido no retorno das atividades”, ressaltou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Como forma de auxiliar no retorno das atividades presenciais, foi definido que os Comitês Locais do Ifac deverão subsidiar os diretores gerais, dando efetivo suporte na operacionalização desse processo de retorno ao trabalho, como também auxiliá-los no planejamento do retorno das atividades acadêmicas.

Os membros do Comitê Central do Ifac também validaram a nova portaria que regulamenta o retorno das atividades presenciais nas unidades do Ifac, com base na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28 de setembro de 2021, que estabelece orientações aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, sobre o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.

O documento foi aprovado durante reunião do Colégio de Dirigentes, realizada nos dias 14 e 15/10, quando foi apresentado pelo Procurador Federal Junto ao Ifac, Breno Fonseca.

Retorno gradual das atividades acadêmicas

Como forma de subsidiar as discussões e elaboração de documentos que regulamentem o retorno das atividades acadêmicas no Ifac, foi lançada na segunda-feira (18.10) uma Consulta Pública para receber sugestões para construção da portaria que irá normatizar o retorno das atividades acadêmicas presenciais nos campi.

A consulta, que está disponível até às 18h do dia 25 de outubro, também foi apresentada na reunião do Comitê Central do Ifac. Na oportunidade, a Pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, destacou a importância do documento.

“Essa consulta pública é o resultado de diversas discussões com diretores de Ensino e diretores gerais de nossos campi. Ela possui como característica a flexibilidade para cada região, pois entendemos que os municípios em que o Ifac está instalado possuem contextos diferenciados. Dessa forma, o documento possibilitará com que cada unidade se organize para uma tomada de decisão segura”, afirmou a Pró-reitora.

De acordo com Lucilene Acácio, a principal preocupação na retomada das atividades acadêmicas presenciais é a segurança dos estudantes e servidores, por isso, a proposta de retomada será marcada por fases graduais visando ir construindo as atitudes e os procedimentos de cuidados que são necessários a todas as pessoas no atual contexto.

Cada fase apresenta uma ampliação das atividades que serão realizadas. “É importante destacar que o Ifac é uma instituição que realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, e não somente aulas. Essa característica exige cautela na preparação desse momento. Caberá a cada campus avaliar e organizar a retomada das suas atividades conforme a realidade do município, as condições de funcionamento e o número de estudantes envolvidos”.

Abaixo os links para acesso aos documentos citados nesta matéria:

Protocolo de Biossegurança do MEC

Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90