Notícias

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas realiza roda de conversa sobre o Outubro Rosa

publicado: 20/10/2021 19h03, última modificação: 20/10/2021 19h03
Ação faz parte da campanha que busca alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero
roda_outubro_rosa1.png

A Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp) do Instituto Federal do Acre, através da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) realizou, nesta quarta-feira, 20, a roda de conversa virtual com o tema “Um toque de Cuidado”. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. O evento teve como convidadas a enfermeira do Hospital de Amor, Gabriela Silva e a docente do Ifac, Jailene Ribeiro.

A enfermeira Gabriela Silva falou sobre a importância de consultar o médico para realizar os exames periodicamente. “Muitas mulheres deixaram de fazer exames preventivos devido à pandemia, por estarem sem sair de casa. Porém é importante que façam suas consultas períódicas, pois o câncer de mama e o câncer do colo do útero são silenciosos. Com o diagnóstico precoce, a pessoa tem até 99% de chance de cura”, destacou.

roda_outubro_rosa2.png roda_outubro_rosa3.png

A enfermeira respondeu perguntas das participantes da roda, como por exemplo, sobre a incidência do câncer de mama nos homens. Ela disse que, geralmente, os sintomas são mais visíveis, no entanto, muitos homens ignoram os sintomas e deixam de buscar o médico. Ela também explicou sobre os serviços oferecidos pelo Hospital de Amor, em Rio Branco.

A professora Jailene falou da experiência pessoal no combate ao câncer de mama, sobre o tratamento e a importância de se ter uma rede de apoio. As participantes da roda manifestaram o carinho e parabenizaram pela força por meio de mensagens no chat da sala.

No evento, foi destacada a importância do Hospital de Amor de Rio Branco que foi inaugurado em novembro de 2018. Além do prédio fixo, também existem duas unidades móveis que percorrem os municípios, realizando exames de mamografia e Papanicolau.

Agendamento de exames

Entre as ações da Cosvi, o setor também está realizando o cadastro online para o agendamento dos exames no Hospital de Amor. O objetivo é contribuir na divulgação e facilitar o acesso ao agendamento dos exames preventivos. O cadastro é aberto para servidores e servidoras, bem como as familiares, amigas e alunas que atendam aos requisitos de cada procedimento.

outubro_rosa_cadastro.jpg

Para realizar o exame preventivo (PCCU), conhecido como Papanicolau é preciso ter de 25 a 64 anos. Já para realizar a mamografia é necessário que a mulher tenha 50 a 69 anos. As mulheres com mais de 40 anos que já fazem acompanhamento, também estão aptas à realização da mamografia. Todo o contato e trâmite de agendamento será realizado pela gestão do Hospital de Amor.

Clique aqui para acessar o formulário de cadastro

Para maiores esclarecimentos, é possível entrar em contato com a Cosvi pelo e-mail disgp.cosvi@ifac.edu.br