Campus Rio Branco

Ifac realiza abertura do I Seminário Internacional sobre Dislexia no Acre

publicado: 06/10/2021 18h32, última modificação: 06/10/2021 18h34
Evento tem participação de profissionais da Educação e da Saúde, pesquisadores, pais de estudantes com transtorno de aprendizagem e disléxicos
noticia_ifac.png

Teve início nesta quarta-feira (06/10) o I Seminário Internacional sobre Dislexia no Acre. O evento, realizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), faz parte da programação prévia ao VI Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac e conta com parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Coordenação do Centro de Idiomas e Intercâmbio do Ifac. A cerimônia de abertura foi transmitida ao vivo pelo Youtube e contou com tradução na Língua Brasileira de Sinais.

Durante a cerimônia, a coordenadora do evento, Cristiane das Neves agradeceu e parabenizou cada familiar, professor e licenciando presente. “A família é a base e o professor tem uma enorme influência no sucesso e no fracasso de uma criança na escola e na vida. Espero que cada um de vocês possa receber algo importante durante esses dois dias que serão bastante intensos. Que o professor tenha mais condição de contribuir para melhorar o desempenho escolar do aluno com dificuldade. E que o adulto que tem dificuldade de aprendizagem também possa buscar agora, por si mesmo, recursos para tornar sua vida mais leve.”

abertura_dislexia (2).png abertura_dislexia (3).png

O assessor de Relações Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes parabenizou à professora Cristiane pela iniciativa e falou da importância do Ifac promover ações internacionais. “O exemplo da professora Cristiane mostra como um servidor, quando tem vontade, pode fazer a diferença, pode quebrar fronteiras e levar conhecimentos para outros países e trazer conhecimentos até nós.”

Em seu pronunciamento, o diretor-geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto Sousa abordou a necessidade do debate sobre a dislexia para incluir as pessoas no processo educacional.

É maravilhoso o nosso campus poder oferecer um evento como esse pra que as pessoas possam discutir um pouco mais sobre essa temática. Durante muito tempo isso foi deixado de lado. Sabemos que muita gente foi excluída do processo educacional ao longo dos anos por conta de situações como essa. Por isso hoje é muito importante estarmos aqui hoje e podermos discutir, aprender e também ensinar. Esse evento vem para comprovar que esse assunto é importante, que temos que nos aprofundar e aprender para que a gente consiga cada vez mais trabalhar a educação de uma forma inclusiva.”

abertura_dislexia (5).png abertura_dislexia (6).png

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos falou da importância do debate permanente sobre a dislexia no ambiente escolar e das políticas públicas para a inclusão das pessoas com transtornos de aprendizagem. “Quanto mais debatermos e nos informarmos, mais caminhos teremos para levar o aluno ou o adulto com dislexia a ter sucesso na vida. O Ifac oferece esse seminário como forma de disseminar os conhecimentos sobre o transtorno específico de aprendizagem. O debate permanente dentro dos espaços familiares e escolares alavanca essas questões. Quanto mais informado, melhor o professor sabe como conduzir o aprendizado do aluno, da mesma forma acontece com os pais.”

A reitora ainda destacou, em sua fala, a participação do ex-aluno do Ifac, Leonardo Fleming, como palestrante no evento.

abertura_dislexia (10).pngLogo após a cerimônia de abertura, a fonoaudióloga Renata Monteiro proferiu a palestra inaugural com o tema “O que é dislexia?”. Ela é mestra em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília.

Sobre o seminário

O objetivo do evento é sensibilizar e difundir o conhecimento sobre a dislexia com profissionais da Educação, responsáveis por pessoas com o transtorno de aprendizagem e com os próprios disléxicos. O evento contará com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentação de comunicações orais.

O seminário pretende auxiliar a comunidade a saber lidar com a dislexia para poder proporcionar mais qualidade de vida no ambiente escolar e familiar, aumentando as chances de superação das dificuldades e emergência dos dons da criatividade e da capacidade de solução de problemas, por exemplo.

Link para inscrição: https://eventos.ifac.edu.br/evento/i-seminario-internacional-sobre-dislexia-no-acre/

Link da transmissão: https://abre.ai/transmissao-isid