Notícias

Gestão de Pessoas

Ifac realiza palestras para campanha Setembro Amarelo

publicado: 13/09/2021 14h35, última modificação: 13/09/2021 14h35
Atividades serão transmitidas nos dias 15, 22 e 29 de setembro, a partir das 09h, pela plataforma Google Meet
02_2 - materia_setembro_amarelo.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp), através da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), traz programação para a campanha “Setembro Amarelo - Prevenção ao suicídio, uma tarefa educacional”, com objetivo de conscientizar os servidores, estudantes e comunidade sobre a temática. 

Para incentivar as discussões serão realizadas três palestras entre os dias 15, 22 e 29 de setembro, a partir das 09h, pela plataforma Google Meet.

A discussão sobre prevenção ao suicídio teve origem  em setembro de 1994,  após um jovem de 17 anos, nos Estados Unidos, cometer suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

Com o aumento da incidência de casos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais instituições passaram a realizar, anualmente, a campanha Setembro Amarelo, que tem por objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

“Uma das melhores formas de se evitar é por meio de diálogos e discussões que abordem o problema”, explica a coordenadora da Cosvi, Rosicleia da Cunha Souza.

Além das palestras, a Cosvi também realizará o envio de dicas de filmes e livros, para e-mail dos servidores, fomentando reflexões sobre a temática.

Veja abaixo a programação da campanha Setembro Amarelo do Ifac:

Palestra 1- Os transtornos mentais como agravo ao suicídio - Mediadora: Iolanda Lurdes Ribeiro (Transmissão: https://meet.google.com/hcz-ngdu-bbb);

Sala 2- Como a escola e a família são fatores de proteção para o suicídio - Mediadora: Maria Freire da Costa (Transmissão: https://meet.google.com/mzw-xiyi-trr);

Sala 3 - Contato com a natureza e bem estar físico e mental - Mediadora: Fisioterapeuta Roneres Costa (Transmissão: https://meet.google.com/mah-bffv-hfv).

01 - twitter_setembro_amarelo.png