Conif

Ifac participa de Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 28/04/2022 13h22, última modificação: 28/04/2022 13h58
Eventos estão sendo realizados em Salvador (BA) e são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif)
imagens_materias_capa (15).png

Gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac) estão participando dos Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif). Os eventos, que fazem parte da agenda da Rede Federal, acontecem em Salvador (BA), até o dia 29 de abril. Cerca de 100 pessoas participam das atividades.

A pró-reitora de Ensino do Ifac, Lucilene Acácio, integra as discussões do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE). De acordo com ela, dentre as pautas em evidência estão a formação de professores, ações de permanência e êxito dos estudantes, o ensino superior e os impactos que a pandemia causou no processo de ensino aprendizagem de alunas e alunos.

“Essa é a primeira reunião do ano e é importante destacar que, durante o período pandêmico, algumas pautas que vinham sendo tratadas pelo FDE precisaram ser estagnas, visto a necessidade que tínhamos de discutir as questões envolvendo o contexto da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). Porém, agora, estamos retomando com pautas anteriores e que são importantes para a Rede Federal”.

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) acontece de forma concomitante com o I Congresso de Extensão da Rede Federal. O evento está sendo realizado de forma híbrida, com a participação presencial e remota de palestrantes da Rede Federal.

O pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch está acompanhando o evento. “Esse é um encontro de grande importância para a Rede Federal. Estão reunidos dirigentes e representantes das áreas finalísticas de todas as instituições que compõe a Rede, debatendo pautas conjuntas e necessárias para o fortalecimento das unidades no país”.

Assuntos especificamente relacionados à pesquisa, pós-graduação inovação compõem a pauta da programação do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog). Dentre as temáticas trabalhadas estão a construção de Diretrizes para especialização em rede e Modelo de PPC da Rede Federal, além da necessidade de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o ensino semipresencial na pós-graduação e o debate sobre a metodologia a ser empregada na apresentação da RFEPCT à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

(Com informações: Bárbara Souza/IFBA)