Assistência Estudantil

Dsaes abre inscrição e realiza live sobre Programa de Monitoria

publicado: 08/08/2022 10h46, última modificação: 08/08/2022 13h08
Os candidatos devem se inscrever para concorrer às vagas até o dia 30 de agosto; live será transmitida via Google Meet, no dia 16 de agosto
imagens_materias_capa - 2022-08-08T110723.390.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, está com inscrições abertas para o Programa de Monitoria. A ação tem como foco a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, envolvendo servidores na condição de coordenadores e/ou orientadores, e discentes como monitores.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de agosto, conforme previsto em edital. Ao todo, 40 projetos de monitoria serão contemplados. O estudante-monitor selecionado receberá bolsa mensal no valor de R$ 400, durante o período de oito meses.

Acesse aqui o edital

Conforme edital, podem submeter propostas de monitoria, na condição de coordenador, servidores (professores e técnicos administrativos) da instituição ou docentes substitutos que atuem no Ifac. Cada pessoa poderá coordenar somente um projeto de ensino do tipo monitoria, porém participar de, no máximo, dois projetos de monitoria.

O coordenador do projeto deverá solicitar no mínimo um e no máximo três aluno-monitores, para o desenvolvimento das atividades. Cada projeto de ensino aprovado terá, no mínimo, um aluno-monitor selecionado para receber bolsa mensal.

Modalidades

De acordo com edital, os projetos de monitoria deverão contemplar as modalidades de monitoria disciplinares, interdisciplinares, transdisciplinares, de laboratório, organizados pelo campus ou reitoria, por área do conhecimento e de eventos de ensino.

Os formulários e documentos para inscrição deverão ser encaminhados para o e-mail . As propostas serão analisadas e classificados de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

A banca examinadora será composta por representantes da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), Núcleos de Assistência ao Estudante (Naes), Coordenações Técnico-Pedagógica (Cotep) e Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Após a publicação do resultado final da seleção de monitores, o coordenador do projeto terá o prazo de 15 dias para iniciar as atividades. A data de início das ações será marcada através do envio do Termo de Compromisso e Responsabilidade do Monitor (anexo III), devidamente preenchido e assinado, para o endereço eletrônico: .

Confira abaixo datas importantes do edital:

- Período de submissão das propostas 08 a 30/08/2022
- Análise e seleção de projetos 31/08, 01, 02 e 05/09/2022
- Publicação do resultado preliminar 06/09/2022
- Período de recursos 08 e 09/09/2022
- Análise de recursos 12/09/2022
- Publicação do resultado final 13/09/2022
- Seleção dos monitores 14/09 a 10/10/2022

LIVE - Monitoria_Matéria.jpg

Live

Como forma de auxiliar os servidores e professores substitutos interessados em submeter projetos de monitoria, a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil realiza, no dia 16 de agosto (terça-feira), live sobre a nova resolução de monitoria do Ifac e tira-dúvidas sobre o edital.

O encontro será transmitido via Google Meet, a partir das 15h, pelo link: https://meet.google.com/qqo-ruju-kox.