Estudantes do Ifac seguem para etapa nacional do JUBs

publicado: 08/08/2022 12h57, última modificação: 08/08/2022 16h06
Disputas serão realizadas em Brasília, no período de 18 a 25 de setembro
imagens_materias_capa - 2022-08-08T105518.732.png

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) se classificaram para a etapa nacional do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento, que está programado para acontecer entre 18 a 25 de setembro, será realizado em Brasília e contará com a participação de alunos e alunas de cursos superiores de todo o país.

Para chegar à nacional, os estudantes do Ifac participaram dos Jogos Universitários Acreano (Juac 2022), que ocorreu entre os dias 01 e 07 de agosto, em Rio Branco. As disputas locais foram promovidas pela Federação de Desportos Universitários Acreanos.

A delegação do Ifac contou com 40 atletas, que disputaram as modalidades de futsal (masculino e feminino), voleibol (masculino), natação (masculino), taekwondo (masculino), tênis de mesa (masculino) e xadrez (feminino).

4.png   6.png

Além de atletas do campus Rio Branco, o Ifac contou com competidores e times dos campi Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, que foram acompanhados pelos docentes Fábio Paiva (Tarauacá), Victor Alab (Tarauacá) e Narciso Monteiro (Cruzeiro do Sul).

Veja abaixo os times e atletas do Ifac que ocuparam o pódio do Juac 2022:

- Natação: Raimundo do Nascimento Monteiro – campus Tarauacá (1º lugar);

- Taekwondo: Francisco Leandro da Silva Santos (Léo do Hip Hop) – campus Sena Madureira (1º lugar);

- Tênis de Mesa: Anderson da Rocha Freitas – campus Tarauacá (1º lugar);

- Xadrez: Maria Jannayna de Barros Torquato – campus Rio Branco (1º lugar)

- Futsal Feminino: campus Tarauacá (2º lugar)

5.png   7.png

9.png   8.png

De acordo com regulamento do JUBs, somente participarão da etapa nacional os atletas que ocuparam os primeiros lugares em cada modalidade. Dessa forma, estão classificados para a nacional, os estudantes do Ifac: Léo do Hip Hop, Anderson da Rocha Freitas e Jannayna de Barros Torquato.

Incentivo ao esporte

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Extensão e Articulação (Dieas) com a Sociedade e da Coordenação de Esporte e Lazer (Coel), mobilizou a participação do Ifac nos Jogos Universitários Acreano 2022. Para isso, foram realizados encontros com docentes e estudantes dos cursos superiores, reforçando a importância das disputas e práticas esportivas.

Conforme explica o pró-reitor, Fábio Storch, em abril deste ano, o Ifac recebeu líderes de entidades desportivas, como a Federação Pan-Americana de Esportes Universitário (FISU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Federação de Desportos Universitários Acreanos (FDUA) e o Departamento de Esportes da Secretaria Estadual de Educação.

“Durante esse encontro firmamos o compromisso de unirmos esforços para a realização dos Jogos Universitários 2022 e com grande felicidade tivemos a nossa instituição presente nas disputas com uma delegação de 40 atletas. Nesse momento, estamos trabalhando para que tenhamos a possibilidade de participar dos Jogos Universitários Brasileiros”, destacou Fábio Storch.

2.png   10.png

De acordo com a diretora da Dieas, Luana Oliveira de Melo, para que os estudantes pudessem participar da etapa estadual, a diretoria realizou um trabalho prévio para que os atletas fossem inscritos e também recebessem ajuda de custo para integrar as disputas em Rio Branco.

“Trabalhamos com a articulação para que os estudantes pudessem participar dos Jogos, desde as inscrições, até em conversas com a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, para que os estudantes dos campi Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá enviassem atletas para disputar os jogos e pudessem receber de ajuda de custo”, afirmou a diretora.

Ainda de acordo com Luana Melo, outra ação foi a parceria entre o Ifac, por meio da direção geral do campus Rio Branco, e a FDUA, para que os jogos e cerimônia de encerramento acontecessem no ginásio poliesportivo da unidade. “Estamos muito felizes com a participação dos nossos estudantes nas competições, como também por termos exercido a extensão no Ifac”.

Segundo o coordenador de Esportes e Lazer do Ifaz, Schumacher Andrade Bezerra, foi gratificante ter uma delegação diversa durante a edição 2022 do Juac. “Ficamos muito empolgados com a quantidade de atletas que disputaram os jogos universitários e para 2023 já estamos projetando um número de participantes. Nós acreditamos que os nossos alunos participantes desta edição irão incentivar outros estudantes para o ano de 2023”.