Notícias

Reitoria

Conif e Sinasefe fazem leitura simbólica da Carta em Defesa da Democracia

publicado: 12/08/2022 12h58, última modificação: 12/08/2022 13h53
O Conif também integrou o manifesto nacional e realizou ato simbólico com a leitura da Cartas às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito
imagens_materias_capa - 2022-08-12T105543.611.png

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou uma leitura simbólica da “Cartas às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, nesta quinta-feira (11.08). O ato ocorreu durante a 113ª Reunião Ordinária do Colegiado, e na Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), em Petrolina (PE). 

A carta pela democracia reedita o manifesto semelhante produzido em 1977, na ditadura e, até a manhã desta sexta-feira (12.08), havia recebido 1.039.465 adesões. Entre os signatários estão reitores, professores, políticos, entidades sindicais, empresários, artistas e o próprio Conif. A leitura em Petrolina ocorreu em paralelo ao ato central, que ocorreu no Pátio das Arcadas, na área interna da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na capital de São Paulo.

Manifesto

Os formuladores da iniciativa organizaram a apresentação do texto em dois momentos. Antes da leitura da Carta, em São Paulo, houve a leitura do manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, no salão nobre da faculdade. O documento foi capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e teve a adesão de 107 entidades, entre elas o Conif.

Engajamento

O Conif uniu forças com a Justiça Eleitoral no combate a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro. Em junho, o Conselho aderiu ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a assinatura do termo de cooperação, o Conif e as instituições da Rede Federal se comprometeram a realizar atividades de conscientização sobre a ilegalidade e a nocividade da disseminação de desinformação; e a promover a discussão de temas como paz e tolerância, respeito aos direitos humanos, democracia e importância da Justiça Eleitoral, entre outros.

WhatsApp Image 2022-08-12 at 10.54.43.jpeg   WhatsApp Image 2022-08-11 at 13.30.51.jpeg

Ação no Ifac

Em ato simbólico, servidores e estudantes do Instituto Federal do Acre também participaram da leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. O ato foi coordenado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação, Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Acre (Sinasefe/Acre), e aconteceu na manhã desta quinta-feira (11.08). 

Para o representante do Sinasefe e professor do campus Rio Branco, João Cabral, o movimento tem sido realizado num momento importante para o país. "Somos ainda uma democracia que precisa desenvolver e discutir seus processos formativos. Essas palavras que estão sendo lidas, nacionalmente, na carta representa algo muito próximo de nós e muito real. Nossa expectativa é de que todos que se fizeram presentes nesse momento sejam replicadores dessa movimentação nacional". 

WhatsApp Image 2022-08-11 at 13.30.48.jpeg   WhatsApp Image 2022-08-11 at 13.30.49.jpeg

O pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, que participou do ato no campus Rio Branco como substituto eventual da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, destacou a relevância do ato de forma local e nacional. "A leitura dessa carta é um movimento muito importante. Acredito que enquanto tivermos coragem, teremos democracia". 

Também participaram do evento, o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, além de representantes do Ibama e ICMBio. 

(Com informações: Conif)