Notícias

Ensino

Abertas inscrições para bolsas Pibid e Residência Pedagógica

publicado: 22/09/2022 13h48, última modificação: 22/09/2022 13h48
As vagas são destinadas para estudantes de cursos superiores, dos campis Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Sena Madureira
logo_ifac.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas, até o dia 23 de setembro, para os Programas de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. Ao todo, estão sendo ofertadas 90 vagas para estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Matemática (campi Cruzeiro do Sul e Rio Branco), Ciências Biológicas (campus Rio Branco) e Física (campus Sena Madureira). As alunas e alunos aprovados receberão bolsa mensal, no valor de R$ 400.

Inscrições – Bolsas Pibic: http://questionario.ifac.edu.br/index.php/276969?lang=pt-BR

Inscrições – Bolsas Residência Pedagógica: proen.residencia@ifac.edu.br

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação com a finalidade fomentar a iniciação à docência, proporcionando a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica dos estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura. Além disso, o Pibid contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Já o Programa de Residência Pedagógica tem por finalidade fomentar projetos institucionais que contribuam para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. 

As bolsas ofertadas em ambos os editais são resultantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

Além das vagas ofertadas para as bolsas Pibid e Residência Pedagógica, o Ifac prevê a participação de estudantes que desejam atuar como voluntários em ambos os programas.

Para conferir o cronograma e saber mais informações sobre os documentos necessários para inscrição, basta acessar os editais disponíveis nos links abaixo:

Edital – Programa de Iniciação à Docência: https://editais.ifac.edu.br/categoria/edital/arquivos/645/;

Edital – Programa Residência Pedagógica: https://editais.ifac.edu.br/categoria/edital/arquivos/646/;