Internacionalização

Alunas do Ifac participam da final do Power4Girls com o Doce Amazônia

publicado: 20/09/2022 13h53, última modificação: 20/09/2022 13h53
As estudantes do campus Cruzeiro do Sul representaram o Acre na competição internacional de empreendedorismo e inovação
imagens_materias_capa - 2022-09-20T114824.765.png

Após meses de muito trabalho, as estudantes Ana Beatriz Nascimento, Kemily Andrade, Maria Raiane Araújo e Luna Guedes apresentaram o projeto Doce Amazônia, na cerimônia de encerramento do programa internacional Power4Girls. O evento foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em Brasília.

Representando o Acre e também a região Norte, as alunas do campus Cruzeiro do Sul, juntamente com orientação das professoras Aline Araújo e Wiviane Fonseca, e mentoria da estudante do IFB, Nathália Rezende, integraram uma das 20 equipes selecionadas para participar do projeto no Brasil.

O Power4Girls é uma ação da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Glória, com objetivo de fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de habilidades em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho.

imagens_materias_capa - 2022-09-20T115033.741.png

Por meio do Doce Amazônia, as estudantes do Ifac elaboraram uma plataforma com foco na capacitação de extrativistas para produção de doces, geleias e compotas de frutas amazônicas. A técnica a ser ensinada, por meio da plataforma, dispensa a necessidade de resfriamento, além de aumentar a durabilidade e manter o sabor das frutas.

Para a estudante Luna Guedes, a participação no projeto Power4Girls foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas e ampliar o conhecimento. “Acho que todos deveriam ter uma experiência como essa. Foi muito bom tudo o que aprendemos. Vou carregar em meu coração, não apenas as coisas que aprendi para a vida acadêmica, mas também para o dia a dia. Foi uma experiência única e maravilhosa, que nunca vou esquecer na minha vida.

Kemily Andrade, que também integrou a cerimônia de encerramento, afirmou que o projeto possibilitou novas compreensões sobre o empoderamento feminino, a independência e a autossuficiência. “O programa nos mostrou que nenhuma liberdade é maior do que uma mulher que descobre a sua própria força. Nós podemos mudar o mundo”.

imagens_materias_capa - 2022-09-20T115016.097.png

Encerramento

A cerimônia de encerramento da edição 2022 do Power4Girls contou com a participação das estudantes, docentes, monitoras e também de diversos representantes de instituições nacionais, internacionais, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos, além do Instituto Glória.

Além de palestras, falas institucionais e bate-papos, foram realizadas oficinas com temáticas diversas e apresentações de pitchs dos projetos desenvolvidos ao longo do ano pelas equipes selecionadas. Os trabalhos premiados foram: 1º lugar – Mulheres de Fibra (IFPA); 2º lugar – BloommyBits (IFSP); 3º lugar – BetGirls (IFMG).

Nathália Rezende, que acompanhou as alunas de Cruzeiro do Sul no desenvolvimento do Doce Amazônia e também esteve em Brasília para apresentação final, destacou o caminho percorrido pelas discentes.

imagens_materias_capa - 2022-09-20T114937.800.png   imagens_materias_capa - 2022-09-20T114922.117.png

“Quando vi o projeto Doce Amazônia logo me identifiquei, pois era na minha área formação. Começamos a trabalhar em março de 2022 e seguimos até setembro. Foram meses de muita dedicação. A equipe conseguiu executar tudo com muita sabedoria e maestria”, destacou a mentora.

Durante a cerimônia de encerramento, a equipe do Ifac apresentou a plataforma para os avaliadores. “Para desenvolver o projeto, utilizamos uma metodologia que passou por cerca de 20 etapas até chegarmos no Mínimo Produto Viável (MVP), que foi entregue no evento final. Acredito que todos esses meses foram de muito aprendizado. Tivemos essa troca e foi incrível. Tenho certeza que elas vão crescer cada vez mais”, finalizou Nathália Rezende.