Notícias

Notícias

Conecta IF terá seminário de formação de professores na Rede Federal

publicado: 30/09/2022 20h00, última modificação: 30/09/2022 20h00
Docentes são convidados para primeira edição do evento que será híbrido – presencial com transmissão simultânea
noticia ifac novo.png

Brasília recebe de 17 a 19 de outubro, o I Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal: Caminhando para a Construção de Diretrizes. O evento será híbrido – presencial com transmissão simultânea – e está sendo organizado pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

As inscrições para as participações presenciais deverão ser realizadas por indicação de cada instituição por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/inZHoC4dHfPoCEX98. Já as inscrições para participação virtual podem ser realizadas por toda a comunidade acadêmica da Rede Federal, a partir do dia 28 de setembro de 2022, pelo endereço https://eventos.ifb.edu.br/. Os inscritos vão receber certificados.

O Seminário ocorrerá dentro do Conecta IF 2022, realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Segundo a organização do I Seminário Nacional de Formação de Professores da Rede Federal, o objetivo do evento é “construir uma identidade sobre a formação inicial de professores pela Rede Federal com clareza de projeto de sociedade, de ser humano a ser formado, de educação e de currículo”.

Para contribuir e fomentar os debates institucionais sobre o tema do seminário, o FDE elaborou o documento “Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhando para a construção de diretrizes”, que será encaminhado aos participantes. No texto, os autores explicam que a proposta é “firmar os princípios norteadores para a formação de professores numa perspectiva humana, integral e integrada, alinhados com o papel da Rede Federal”.

Veja abaixo a programação prevista para o seminário:

17/10/2022

13h30 - Abertura

14h - Mesa - Impactos da Resolução CNE/CP 02/2019

Palestrante: Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

Mediadora: Luzia Mota

18/10/2022

9h - Mesa - A EPT na formação inicial de professores

Palestrantes: Dante Henrique Moura e Sandra Terezinha Urbanetz

Mediadora: Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio

14h - Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal EPCT: caminhando para a construção de diretrizes

Condução: GT FDE/Conif

19/10/2022

9h - Mesa - A proposta pedagógica das licenciaturas: novos desafios postos pela Resolução CNE/CP 02/2019

Palestrante: Acacia Kuenzer

Mediador: Ricardo Cardozo

12h - Encaminhamentos e encerramento

Condução: GT FDE/Conif

ConectaIF – O evento apresenta uma dezena de atividades - todas gratuitas - nas mais diversas áreas. São oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, palestras, competições e exposições, totalizando 18 eventos simultâneos. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo endereço https://eventos.ifb.edu.br/frontend/events/900.

Assessoria de Comunicação do Conif