REITORIA

Estudantes do Ifac participam do projeto Lapassion em Rede

publicado: 20/09/2022 11h42, última modificação: 20/09/2022 11h42
Selecionadas através de edital, estudantes do campus Rio Branco foram recebidas durante agenda na Reitoria e atuarão no projeto Internacional Lapassion em Rede desenvolvido pelo Instituto Federal de Goiás
Projeto Lapassion (1).JPG

As estudantes do Instituto federal do Acre/Campus Rio Branco, Marcella Dalillah Pereira da Silva, do 8º período do curso de Administração, e Samia Rubi de Lima Tananta, do 6º período do curso Matemática, selecionadas para mobilidade acadêmica viajaram na sexta-feira (16/09) para o Instituto Federal de Goiás (IFG)/Campus Itumbiara, onde participarão das atividades do projeto internacional Lapassion em Rede.

As estudantes estivarem na Reitoria, antes de embarcarem para Goiás, para uma agenda com a reitora Rosana Cavalcante dos Santos. Presente ao encontro o Assessor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, e da Secretaria Executiva Cláudia Scalabrim da Silva, responsáveis pela condução do processo seletivo.

Durante a agenda, Marcella Dalillah Pereira da Silva e Samia Rubi de Lima Tananta falaram das expectativas e da importância de participarem do projeto e o que podem agregar de conhecimento para repassar aos demais estudantes dos campi do Ifac. As duas estudantes receberam ajuda de custo para as duas fases do projeto, que será desenvolvido durante dez semanas consecutivas, de forma híbrida: duas semanas presenciais no IFG, sete semanas de forma virtual e a última semana de forma presencial.

Projeto Lapassion (3).JPG

O Lapassion em Rede, ou programa de Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação, em tradução livre, é um projeto plurianual (2022-2025) que envolverá toda a Rede Federal. A ação é baseada em boas práticas implementadas no âmbito de projeto de cooperação do Erasmus+, com a participação de outros países da Europa e América Latina; e neste ano será em formato híbrido, com atividades remotas e presenciais até novembro, sendo que os encontros presenciais serão no Campus Itumbiara.

Outra novidade é que o Lapassion em Rede utilizará a metodologia desenvolvida pelo projeto do Campus Itumbiara denominado Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (Brampssol). Essa metodologia promove a utilização de metodologias ativas e do design thinking para a resolução de desafios reais.

A abertura do projeto Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol, ocorreu nesta segunda-feira (19/09) e contou com a participação de estudantes representantes de todos os Institutos Federais do Brasil e também de dois Institutos Politécnicos de Portugal.

Além desses, estiveram presentes gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e outros institutos federais, representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, representantes do governos Estadual e Municipal; além de outras instituições de ensino, setor empresarial, sindicatos e associações.

Projeto Lapassion (2).JPG

(Com informações do Instituto Federal de Goiás